Luiz Caracol prepara o lançamento do seu novo álbum e acaba de revelar o primeiro single. “Sai” – tema a guitarra e voz – é uma canção de autor com balanço mestiço, carregada de ironia, no timbre doce do cantor e que nos apresenta toda a simplicidade da sua música.Nas palavras do próprio, é “ m tema que traz consigo uma importante mensagem de incitamento à coragem para nos afastarmos de pessoas que estão na nossa vida muito mais para nos intoxicar do que para nos fazer o bem”.
Quanto ao álbum, está previsto sair a 9 de Novembro. É um trabalho gravado ao vivo quando já poucos artistas o fazem. Um concerto intimista, com vários músicos em cena e onde se sente em cada acorde como a música de Luiz é mulata, influenciada pela Lisboa multi-cultural onde vive e pelas vivências que sempre teve em outras latitudes.
Com uma carreira que já dispensa apresentações, este é o quarto disco do artista, tão característico pela fortíssima musicalidade africana das suas composições. Um português que pertence ao mundo.
Em 2013 editou o seu primeiro álbum “Devagar”, onde contou com convidados e parcerias autorais de artistas como Sara Tavares, Fernanda Abreu, Valete, Jorge Drexler e Mia Couto. Em 2017 editou o seu segundo álbum “Metade e meia”, onde volta a contar com colaborações especiais e parcerias autorais de Aline Frazão, Zeca Baleiro, Remna Schwarz, Biru, Edu Mundo, Paulo Flores e José Luis Peixoto. Em 2021 editou o EP “só.tão”, onde revelou o seu lado multi-instrumentista, tendo gravado todos os instrumentos do disco.
Luiz Caracol tem colaborado com vários outros nomes da música, como por exemplo: Tito Paris, Uxia, Narf, Budiño, Susana Felix, Pierre Aderne, Rão Kyao, Jaxier Limón, Manecas Costa, Milton Gulli, entre outros.