Outubro entrou quente e, no que toca a concertos rock na cidade do Porto, a temperatura não parece querer descer. Concertos rock para todos os gostos e feitios, basta escolher. Ficam aqui algumas sugestões do muito que há para ver e ouvir, entre muitos regressos e muitas estreias.

Este terça-feira (dia 3), os veteranos escoceses Teenage Fanclub, cuja primeira parte estará a cargo dos Sweet Baboo.
No dia seguinte (4), véspera de feriado, o Woodstock 69 abre as portas ao stoner rock psicadélico dos norte-americanos Nebula para uma noite de grande intensidade sonora.

No dia em que se celebra a Implantação da República (5), os The National sobem ao palco da Super Bock Arena/Pavilhão Rosa Mota, enquanto os Memorials tomam conta dos Maus Hábitos. Memorials é a nova banda de Verity Susman (Electrelane) e Matthew Simms (Wire, entre outras bandas) cuja sonoridade vai de canções mais melódicas a noise psicadélico até momentos de free jazz.

No dia 6, o Maus Hábitos recebe a banda de Coimbra Mike Vhiles, enquanto pelo palco do Barracuda desfilarão os convidados da CVLTO, a saber: os croatas Heihaizi, os espanhóis Ayucaba e ainda os tugas Estrikinina.
Sábado, dia 7, a Casa do Salgueiros recebe mais uma sessão de rock nacional, desta feita com os Barbosas e os Eskilograma.

No dia 8, domingo, há matiné punk hardcore, na Socorro Record Store, com os britânicos We Bless This Mess e os nuestros hermanos True Mountains. Já no Hard Club a noite é de stoner, com The Atomic Bitchwax e Yawming Man.
No dia seguinte (9), o Maus Hábitos recebe os Process Of Guilt, enquanto no Hard Club há concerto de Brutus, naquele que é o regresso a Portugal depois da presença no Amplifest de 2022.
Dias 10 e 11, a Casa da Música será o salão de festas de Jorge Palma, que acrescentou uma data à inicialmente prevista face à enorme procura de bilhetes por parte do público.

No dia 12, a Casa da Música é palco para o regresso dos norte-americanos Calexico, enquanto no Hard Club os londrinos Gengahr vêm apresentar o seu quinto álbum de originais «Red Sun Titans». Já no Maus Hábitos, a noite é dos italianos Juju.
Sexta-feira 13 não será de azar, porque há muito por onde escolher. No Hard Club, há King Buffalo e Slomosa, na Sala 1, e ainda

Goat na sala 2, enquanto na Rua da Madeira a actividade rockeira estará igualmente ao rubro. No Ferro Bar há Zålomon Grass e The Bateleurs, enquanto no Barracuda o palco é dos britânicos Mr. Mass Centi e ainda d’Os Selektors.

Uma semana depois, no dia 20, o Maus Hábitos recebe Vaiapraia, uma actuação que promete incendiar a sala da Rua de Passos Manuel. Neste mesmo dia, na Super Bock Arena há Rock à Moda do Porto, com Jáfumega, Trabalhadores do Comércio e Pedro Abrunhosa, para no dia seguinte (21) o palco ser para Mão Morta, Táxi e Clã.
Dia 21, os suecos Shout Out Louds levam até ao M.Ou.Co. o seu indie pop, enquanto o palco do Barracuda é entregue a Fast Eddie Nelson.

Terça-feira (dia 24), o Porto reencontra os PIL, de John Lydon, no Hard Club, uma visita que integra a nova digressão dos Public Image Ltd. de apresentação de «End of the World», o 11º da carreira.
Dois dias passados (26), os belgas Endless Dive levam ao Maus Hábitos o seu mais recente disco «A Brief History of Human Kind», editado em 2022. Já no Hard Club a viagem é outra e é à boleia dos Drab Majesty, projeto de Deb DeMure, o alter-ego andrógino do multi-instrumentista Andrew Clinco, a que se juntou a teclista e vocalista Mona D (Alex Nicolaou).

Sexta-feira (dia 27), os veteranos ingleses The Sisters of Mercy regressam ao Porto para um esgotado concerto no Hard Club, enquanto Surma sobe ao palco do Maus Hábitos.
Já no dia 28, a ABSA apresenta no Barracuda os franceses Stone From The Sky e Could Seed e ainda os espanhóis Red Eye, enquanto, no Fórum Cultural de Ermesinde, The Legendary Tigerman apresenta o seu novo trabalho discográfico «Zeitgeist».
No dia seguinte (domingo 29), a multi-instrumentista Weyes Blood apresenta-se no Hard Club, enquanto a Casa da Música recebe um dos três concertos que os The Cinematic Orchestra vão realizar em Portugal. Já o Barracuda promove uma matiné dominical com os britânicos Negative Frame e os tugas clericbeast, Unixist e Linger.

Em noite de Halloween (dia 31) o Barracuda recebe os portuenses Ghosts of Port Royal. É isto, há muito por onde escolher, basta ter boa-vontade e energia para rockar!