- publicidade -

O Parque Aventura & Trilho Ecológico da LIPOR é galardoado com o Green Flag Award no seu primeiro ano de candidatura, para além de ser reconhecido com o Special Award for Innovation pelo seu trabalho inovador em matéria de resíduos, reciclagem e ambiente.

The Green Flag Award® é um programa de acreditação internacional sem fins lucrativos que reconhece e galardoa parques e espaços verdes bem administrados, desde 1996, sendo gerido internacionalmente pela Keep Britain Tidy e uma rede de parceiros que oferecem o programa nacionalmente.

Um número recorde de parques públicos, jardins e espaços verdes em toda a Europa foi galardoado com o prestigiado Green Flag Award. Vinte e nove vencedores de oito países são anunciados hoje, incluindo: Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Suécia e Turquia.

Este Prémio reconhece a estratégia pioneira da LIPOR que remonta já à década de 90, de transformação do espaço do antigo aterro sanitário num Parque Aventura & Trilho Ecológico, localizado em Ermesinde (Valongo) e Baguim do Monte (Gondomar). Esta infraestrutura recebe mais de cinquenta mil visitantes todos os anos para explorar e desfrutar de espaços verdes enquanto aprendem sobre resíduos e biodiversidade.

Jardim do Passeio Alegre recebe Acreditação de Green Heritage Site

Portugal foi também reconhecido como o primeiro país fora do Reino Unido e Irlanda a obter a Acreditação de Green Heritage Site para o Jardim do Passeio Alegre, gerido pela Câmara Municipal do Porto – que também ganhou um Prémio para o Parque da Cidade.

Outros vencedores em Portugal incluem o Jardim Botânico do Porto, que é gerido pelo Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto e o Jardim do Monte Latito em Guimarães, que alberga três famosos monumentos nacionais: o Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel e o Palácio Ducal de Bragança. Os jardins fazem parte do status de Património Mundial da UNESCO concedido ao centro histórico da cidade desde 2001.

- publicidade -