Tostas ella-olsson unsplash
Tostas ella-olsson unsplash
- publicidade -

A dieta vegan tem sido popular nos últimos anos e a tendência continua a aumentar. Talvez seja a ideia de contribuir positivamente para o clima, a preocupação com os animais ou até pela saúde, seja qual for o motivo são cada vez mais as pessoas que têm aderido a este estilo de vida e alimentação. No passado, significava muitas vezes comer uma dieta limitada a vegetais, grão ou lentilhas, mas hoje em dia são servidos pratos de fazer crescer água na boca.

A Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, analisou dados da Happy Cow para descobrir quais as cidades com o maior número de restaurantes e cafés vegans e vegetarianos. Damos, ainda, alguns conselhos sobre os restaurantes mais populares nas cidades.

1. Lisboa | 375 Restaurantes

O título de melhor cidade para vegans e vegetarianos vai para Lisboa, uma cidade que se destaca continuamente no topo dos rankings. As pessoas que têm uma alimentação à base vegetal, terão uma abundante escolha de opções alimentares saborosas neste centro cultural e hipster.

Holidu tip: The green affair – 100% vegetal, isto é, não existe nada de origem animal e a ideia é apresentar pratos altamente saborosos, inteligentes, inspirados em cozinhas internacionais, com um empratamento apelativo e num ambiente algo sofisticado.

2. Porto | 186 Restaurantes

Em segundo lugar, uma das mais antigas cidades da Europa, o Porto. Conhecida, entre outras razões, como capital europeia da Cultura desde 2001 e pelo vinho do Porto, esta cidade apresenta uma enorme variedade de restaurantes vegan e vegetarianos, 186 para ser mais exato. Com o movimento vegan a ganhar cada vez mais força, a cidade não quis ficar para trás oferecendo cada vez mais atividades para um estilo de vida saudável e sustentável.

Holidu tip: Vegana by Tentúgal – Este pequeno café está localizado dentro de uma loja totalmente vegan. Experimente os hambúrgueres e não ficará desapontado. Não deixe de dar uma vista de olhos pela loja enquanto estiver aqui, tem uma vasta gama de produtos vegan à venda que são difíceis de encontrar noutro lugar, tais como mac’n’cheese vegan.

Vegan. Anna-pelzer – unsplash

3. Funchal | 57 Restaurantes

No lugar mais baixo mas surpreendemente no pódio, temos o Funchal. Esta cidade é o lar de um número impressionante de restaurantes e lojas vegan-friendly para satisfazer as exigências de todos os tipos de visitantes.

Holidu tip: Mundo vegan – Restaurante vegan que oferece uma erorme variedade de pratos quentes e frios. Alguns exemplos para agoçar a vontade de visitar panquecas, massas, hambúrgueres e risottos. E ainda bolos, smoothies e sumos frescos são algumas das delícias que o esperam.

4. Lagos | 47 Restaurantes

De seguida na lista temos Lagos. O aumento da oferta vegan-friendly deve-se ao turismo. E para estar à altura, Lagos apresenta 47 para satisfazer até o visitante mais exigente.

Holidu tip: Poke Lagos – Tal como o nome indica, este restaurante é famoso pelas suas bowls, mas também os chás gelados são espetaculares. Um ambiente agradável, uma boa esplanada e um staff simpático, não há como falhar!

5. Braga | 43 Restaurantes

A meio da tabela encontramos Braga! Com uma vibrante comunidade vegan ativista, não terá de procurar muito para encontrar uma refeição vegan. Pizzas com queijo vegan, hambúrgueres à base de vegetais e até mesmo cachorros. Não perca a oportunidade de os experimentar, são deliciosos.

Holidu tip: Restaurante Vegetariano Gosto Superior – Um dos restaurantes mais conhecidos de Braga. Muita variedade de legumes, tartes, saladas deliciosas, tapioca vegan fazem as delícias de quem visita este restaurante, e para bem o receber aqui o chá é grátis.

Juraj Varga – Pixabay

6. Coimbra | 32 Restaurantes

Esta cidade histórica oferece uma vida jovem e vibrante devido à sua universidade, contribuindo para o grande aumento de restaurantes vegan e vegetarianos.

Holidu tip: Cozinha Consciente – Encontra-se no espaço Galerias Topazio, oferece uma enorme variedade de pratos e sabores, tendo passado de restaurante vegetariano para vegan. Pode ainda participar em Workshops e pedir conselhos nutricionais aos colaboradores.

7. Faro | 31 Restaurantes

Novamente uma cidade um pouco influenciada pelo turismo, como tal, com 31 restaurantes vegan e vegetarianos. Pode esperar uma cidade muito preocupada com a sustentabilidade e com diversas atividades para oferecer. Os restaurantes aqui presentes são todos muito bons tornando-se difícil a escolha do melhor restaurante mas aqui deixamos o nosso conselho.

Holidu tip: Restaurante Outro lado – Localizado no centro de Faro. Oferece almoço e jantar de pratos vegan portugueses, vinhos biológicos, cervejas artesanais locais, e sumos de fruta. Apresenta, ainda, uma pequena mercearia onde pode comprar produtos biológicos.

8. Cascais | 30 Restaurantes

Cascais, em oitavo lugar, abraçou o movimento vegan de braços abertos. Podem ser encontrados diversos restaurantes, alguns com cozinhas mais elaboradas e outros com refeições rápidas para os que não gostam de perder tempo. Venha descobrir Cascais e o seu movimento Vegan.

Holidu tip: Café Galeria House of Wonders – Aqui poderá escolher entre quatro pratos e personalizar o seu conforme o seu gosto. O café também faz sumos e limonadas caseiras, não perca a oportunidade de os experimentar no terraço com uma belíssima vista sobre Cascais.

9. Albufeira e São Miguel | 28 Restaurantes

Um nono lugar muito disputado. Albufeira apresenta-se como um dos lugares mais turísticos de Portugal. Apesar da sua enorme fama de bares e discotecas, este destino tem muito mais para oferecer, e a gastronomia é uma delas. Mas em vez do tradicional marisco e peixe experiemente um dos 28 restaurantes vegan e vegetarianos que Albufeira tem para oferecer.

Holidu tip: Veggie Café Albufeira – Abriu em 2017 e rapidamente se tornou um dos lugares a ir almoçar ou jantar. Oferece um ambiente moderno com um menu com muita variedade de escolhas desde alheira vegan e caril, a hambúrgueres e pizza, a pudim de arroz e bolo de chocolate.

A ilha de são Miguel é uma agradável surpresa para todos. Aqui podemos encontrar 28 restaurantes e muita variedade de pratos. Farmácias convertidas em restaurantes, cafés e bares são alguns dos espaços que tem à sua disposição.

Holidu tip: Rotas da Ilha Verde – Rotas da Ilha Verde é um restaurante vegetariano com muitas opções vegan. É um espaço deslumbrante com uma atmosfera calorosa e amigável. Se visitar reserve com antecedência para garantir o seu lugar.

10. Sintra | 27 Restaurantes

Em décimo lugar, Sintra. Apesar do seu último lugar na classificação, Sintra conta com uma grande comunidade de vegans e demonstra o seu interesse neste movimento com cada vez mais restaurantes e pastelarias à base de plantas. Em Agosto ocorre um grande mercado contando com mais de 30 marcas vegan e vegetarianas. O mercado promete trazer um diálogo para a sustentabilidade ambiental, os direitos dos animais e apoiar os produtores 100% vegetais.

Holidu tip: Flores do Cabo café – É uma galeria de arte e restaurante orgânico. Também oferece aulas de arte e culinária com alimentos biológicos, cozinha natural e gastronomia sustentável.

- publicidade -