- publicidade -

Mesmo não dando por isso, o Natal já está mesmo aí a bater porta e esta é a altura ideal para começar a planear os típicos jantares de empresas, mas também de amigos ou em família. Seja para almoços, jantares, lanches e buffets natalícios, assim como menus especialmente dedicados ao norte, centro, sul e ilhas, nada fica de fora na hora de bem servir à mesa. Juntando um pouco de animação ao menu e a maravilhosa vista sobre o Rio Douro, não há como não criar boas memórias este Natal.

“Solene banquete de família” foram as palavras que mais captaram a atenção do chef João Vieira, quando abriu pela primeira vez o livro “Receitas Regionais para o seu Natal” da autoria de Ramalho Ortigão. Foi precisamente o lembrar da ceia de natal, como um momento de convívio, partilha e comunhão entre família, amigos e colegas que serviu de inspiração ao chef do restaurante Dona Maria do The Lodge, na hora da criação dos menus especiais de natal para este ano.

O objetivo é tentar trazer para o centro das comemorações natalícias os sabores, aromas e cheiros das várias regiões de Portugal. No entanto, o menu mais especial é o do norte do país. Quem é do norte, sabe que é quase impossível conseguir resistir a uma bola bem recheada ou a muitos dos enchidos transmontanos. No entanto, como nesta época festiva, o bacalhau é o rei das mesas de Natal, a escolha recomendada pelo chef é o Bacalhau à Mil Diabos.

Todos os menus especialmente criados para o banquete de Natal são compostos por entrada, prato principal e sobremesa e vão buscar o melhor da gastronomia tradicional de cada região do país, nomeadamente do norte, do centro, sul e ilhas. Dependendo do menu, o preço por pessoa vai dos 50€ aos 75€ e para um mínimo de 15 pessoas.

No Menu Norte, poderá degustar os pratos típicos do Minho, como por exemplo, o arroz de pato à bracarense e os mexidos de Natal; o cabrito estonado do Douro; o bacalhau à transmontana e o toucinho do céu de Murça. No Menu Centro, fazem parte das iguarias das beiras as migas de natal e o leitão recheado à moda da beira alta; a sopa de pedra e a caldeirada à fragateira do Ribatejo e do lado da estremadura é possível contar com o típico peru recheado e a torta de laranja.

Já no Menu Sul, somos brindados com o melhor do Alentejo como a sopa de tomate com poejos e ovos, o ensopado de borrego e o pão de rala e também os pratos algarvios como o xarém de lingueirão, bacalhau à pescador e a mousse de figos secos.

Por fim, terminamos nas ilhas onde é possível degustar a Sopa do Espírito Santo, o polvo guisado e o pudim de mel dos Açores e ainda o faisão assado, naco de novilho à madeirense e os mexidos de natal com bolo de mel, típicos da ilha da Madeira. 

Existem ainda variadíssimas opções para jantares de grupo e para empresa como é o caso dos menus coffee break station regionais e natalícios; set menus de doces e queijos com mesa de doces conventuais, mesa de queijos portugueses e mesa se doces regionais (mínimo 15 pessoas); Buffet boas companhias, composto por diversos acompanhamentos como saladas, entradas e sopas e o menu de partilha (mínimo 30 pessoas).

Existe ainda uma seleção do sommelier especial compostos por vinhos Douro Valey, Grand Cru Selection e Grand Celebration (mínimo 10 pessoas) e ainda menus de bar que podem ser acompanhados de várias opções de finger food desde canapés frios, quentes e na sertã a ferver e ainda o menu de lanches da tarde (mínimo 20 pessoas) e de bar aberto com várias opções de cocktails do The Lodge Bar (mínimo 10 pessoas). Para os verdadeiros apreciadores de experiências gastronómicas é possível poder assistir ao cocktail Dinatoire e show cooking compostos por pratos frios, de peixe, carne e sobremesa (mínimo 10 pessoas).

De referir que todos os menus são escolhidos e adaptados para qualquer ocasião dependendo do número de pessoas e é ainda possível personalizar cada evento com animação. Por que não desfrutar de uma bela refeição natalícia ao som de um piano, saxofonista ou violinista? Ou então, por que não optar no jantar de empresa por ter um DJ de serviço, assistir a um espetáculo de magia, dança ou de comédia? Tudo isto é possível no The Lodge. Para aqueles que ainda não têm um programa natalício para o seu grupo de amigos, família ou empresa, comece já a pensar e crie as melhores memórias de natal, ao mesmo tempo que pode desfrutar de uma mesa rodeada de tradição.

- publicidade -