- publicidade -

Começa hoje e termina a 22 de Maio o Porto Cello Festival, evento que reúne mais de 50 artistas tanto no Porto como em Matosinhos.

Quatro dias em que o violoncelo é o fator omnipresente, em jazz, samba, música de câmara ou blues, quer em concertos, aulas ou em diálogo com a pintura, a dança e o yoga.

O festival faz-se ouvir esta quinta-Feira (19 de Maio) no Hard Club que abre portas com “Rotas do Samba”, de Luca Argel acompanhado pelo Ensemble Porto Cello Festiva, concerto que marca o inicio deste evento.

No sábado a Sala de Eventos do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões abre também portas para receber Cello Express: La Mer, concerto que terá como temática principal os oceanos e as consequências das alterações climáticas no seu meio, conta com a performance musical do Ensemble Porto Cello Festival.

O festival termina no Coliseu do Porto com “Jazz Express”, com Stephan Braun, no violoncelo, João Barradas, no acordeão, Ricardo Toscano, no saxofone, Tiago Batista, no vibrafone, Diogo Alexandre, na bateria, e Demian Cabaud, no contrabaixo.

Luísa Sobral e Ana Raquel Pinheiro apresentam ainda o seu EP “Camomila (Música para embalar seres de todos os tamanhos)”, no auditório do Conservatório de Música do Porto. Também haverá espaço para uma homenagem no Museu Nacional Soares dos Reis ao violoncelista Paulo Gaio Lima, numa atuação dos Ensembles de Violoncelos de várias universidades do país.

O festival contará com masterclasses e a oportunidade a qualquer pessoa de ter um primeiro contacto com o violoncelo, como explica a organização. Para consultar os detalhes da programação do festival pode ser feito em: https://portocellofestival.

artigo escrito por Pedro Rosário.

- publicidade -