Em Julho já cheira a férias e, especialmente, a festivais. Este é o mês em que os festivais de música pululam pelo país, dos que levam milhares de pessoas e exigem muitos e muitos euros e os mais pequenos e à borla, mais antigos ou mais recentes… há de tudo um pouco! No entanto, Julho ainda é mês de o Porto acolher muitos concertos rock, com especial destaque para os lendários norte-americanos do crossover D.R.I. ou do seu compatriota Bill Callahan. Mas há mais na Invicta ao longo do mês, muito mais mesmo.
Assim, quinta-feira (dia 3), os Ulla apresentam-se no RCA Radioclube Agramonte, enquanto, no âmbito do festival Curva, o Maus Hábitos recebe actuações de As Docinhas e bbb Hairdryer, enquanto na Socorro há concertos de Cavala e Claiana.

No dia seguinte (4), os texanos Dirty Rotten Imbeciles (D.R.I.) levam ao M.Ou.Co aquela sonoridade crossover thrash que faz da banda uma referência desde 1982. Os mestres do crossover regressam assim a Portugal, pela mão da Hell Xis, depois da última passagem em nome próprio no ido ano de 2011. Este é um daqueles concertos que nenhum fã de música agitada (leia-se, thrash, hardcore ou punk) vai querer ficar de fora do mosh pit. A abrir para os texanos estarão os Booby Trap e os Trinta & Um. Na sexta-feira ainda, David Teixeira da Silva sobe ao palco do RCA Radioclube Agramonte, enquanto no Barracuda há Rockalhau Fest, com A.L.O.I. e Rei Vadio, e ainda Mão Cabeça no Maus Hábitos. aMijas e Holocausto Canibal tocam na Socorro, no âmbito do festival Curva, que se estende a diversas salas de diferentes cidades. Já no Ferro, a noite é com Van Bloom e Monimo.

Sábado (5), há Festival em Apuros, na Escola Normal, com actuações de tédio fc, dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS e Scúru Fitchádu, e no Barracuda apresentam-se os Massuda!!, Ofélia em Chamas e Desmanes. No derradeiro dia do festival Curva, a Socorro dá palco a Daniel Knox e Tren Go! Soundsystem, enquanto DRKNSS tomam o palco na celebração do 42º aniversário do Heaven’s, ali no 118 da Avenida de Fernão Magalhães.
Quinta-feira (10), no dia em que arranca o Alive!, em Oeiras, o Maus Hábitos dá palco ao duo vizelense Must Be Blue e a Super Bock Arena recebe uma noite brasileira com Paralamas do Sucesso e Detonautas.

Dia 11, a serenidade chega à Casa da Música pela voz e canções do norte-americano Bill Callahan, um mestre na arte de fazer canções intensas e intimistas. O músico de Maryland vai apresentar o seu mais recente álbum, «Ressuscitate!», editado em 2024. Na primeira parte estará o texano Jerry David DeCicca. Com o selo da Infected Records, o Barracuda recebe os The Pages e os TBA.
Sábado (12), os franco-luxemburgueses Praetor e os portugueses Pitch Black e Yaatana sobem ao palco do Woodstock 69 para uma noite que promete ser agitada…

No dia 13, apesar de ser domingo, o dia não é de azar e a música vai encontrar o cinema no palco da Casa da Música, com Jozef Van Wissem e Jim Jarmusch. Há muito tempo que os dois colaboram noutra paixão comum, para além da música, que é o cinema. E foi através de conversas sobre cinema que surgiu o clique para criarem “temas intemporais, sem rótulos estilísticos e com um universo próprio”. A parceria começou em 2012 e já leva quatro álbuns editados.
E porque «Não se passa nada às segundas», dia 14, a Saliva Diva leva até à Socorro os irreverentes Monch Monch.

Terça-feira (15), o Ferro Bar inicia as celebrações do seu 6º aniversário, com concerto dos Krypto, que se prolongam pelos dias seguintes. Assim, estão agendados concertos de Barananu (dia 16), Santa Muerte (17), Hetta (18) e Oruã (19), sempre com deejays à mistura. Parabéns ao Ferro Bar que em Setembro vai dar entrada na escola primária!
Ainda sexta-feira (18), no Maus Hábitos, o brasileiro Gabre apresenta o seu álbum «Arquipélago de Ilhas Surdas», numa noite que conta ainda com Canal Zero. Já o Barracuda acolhe mais um Xavalo Fest, que apresenta «Jarda Máxima», com Palegazer, Mangualde e Cortada. No dia seguinte (19), o palco do nº 186 da Rua da Madeira é para os brasileiros Chimpazé Club Trio e Tchula Bombarda.
Na quarta-feira (23), os peruanos Tomar Control, os alemães Nothing Works e os tugas 98 AxE sobem ao palco do Ferro Bar, pela mão da Grim Unity.
No dia 24, no pátio do Museu de História Natural da Universidade do Porto acontece o regresso dos Ban aos palcos. Este é um concerto integrado no programa paralelo à exposição «Uma viagem pelo asfalto: o rock no Porto nos Anos 80», patente na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto. Nos Concertos na Esplanada, na Casa da Música, o palco é para a banda paulista Chimpanzé Club Trio, um trio que celebra 20 anos de carreira e cinco discos editados.

No dia seguinte (25), ainda no radar da exposição «Uma viagem pelo asfalto: o rock no Porto nos Anos 80», os Trabalhadores do Comércio tocam no Pátio do Museu de História Natural, da Universidade do Porto. Na Socorro, o palco estará entregue a Carrots After Lunch, Este Carro Não Tem Sexta e ainda a Narga. Já os norte-americanos The Snares sobem ao palco do Barracuda.
No sábado (26), os Post Saudade levam a sua pop noise underground à Socorro para um fim de tarde animado.
Quarta-feira (30), os brasileiros Asfixia Social actuam no Ferro Bar.
Nota-se que estamos em Julho, mas, como já se disse, este é daqueles meses que já obriga a sair da cidade, porque há muito concerto a acontecer um pouco por todo o lado… num festival perto de si.

Sim, Julho é um mês repleto de festivais e desses muitos que há, para todos os gostos e feitios, ficam aqui algumas sugestões:
NOS Alive, de 10 a 12, no Passeio Marítimo de Algés, Oeiras, com Nine Inch Nails, Muse, Future Islands, St. Vincent, Amyl & The Snyffers e Foster The People, entre muitos outros.
Souto Rock (20 anos), 11 e 12, Largo do Souto, Roriz, Barcelos, com Ideal Victim, Caos Ritual, aMijas, dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS, Semivitae, Manito Massala, Jupiter e Caravana. Entrada livre e campismo gratuito.
Barco Rock, dia 12, na Praia Fluvial de Barco, Guimarães, com Wildchains, Zebra Libra, The Vaults, Astrodome, Chat GRP e Monch Monch.

Laurus Nobilis Fest (10ª edição), de 18 a 20, em Louro, Vila Nova de Famalicão, com Carack Angren, Éden, Soen, Dust Bolt, Ethereal, Dark Funeral, Quinteto Explosivo, Enemy of Reality e muitos mais. Campismo grátis e, dia 17, há Recepção ao Campista, com Revolution Whithin, Chaos Addiction e Post.
Morte ao Silêncio Fest, de 24 a 26, Quinta do Cruzeiro, Válega, Ovar, com Gummo, Murro, Gringo’s Paradise, Bloody Benders, Kuma, Puto, Redemptus e Clericbeast, entre muito outros.
Rock no Rio Febras, 25 e 26, Quinta da Ponte, Briteiros, Guimarães, com Dandy Warhols, Linda Martini, Travo, Pluto, Indignu e Paraguaii, entre outros. Entrada grátis.

Rocketmen (ex-Luna Fest), de 31 a 2 Agosto, no Jardim da Sereia, Coimbra, com The Pages, The Boys, Bad Nerves, 999, Máquina, Landrose, Heavy Lungs e Kate Clover, entre outros.
Vagos Metal Fest, de 31 a 3 de Agosto, na Quinta do Ega, Vagos, com Hatebreed, P.O.D., Destruction, The Exploited, Black Flag, Moonspell, Bizarra Locomotiva, Haunted Gods e muitos mais.
Divirtam-se!…
