InícioEspeciaisPasseios GourmetO Gourmet do Take away: O Gomes de Sá do Gaveto

O Gourmet do Take away: O Gomes de Sá do Gaveto

Published on

Neste conjunto de crónicas confinadas tive a ideia de destacar um restaurante que faz uma receita que muito admiro, mas que, infelizmente, não se vê com frequência nos menus da cidade.

Falo do Bacalhau à Gomes de Sá.

O segredo do Bacalhau à Gomes de Sá é a ligação de todos os ingredientes: O bacalhau, as batatas, a cebola e os ovos, rematados com azeitonas e salsa. A magia está na sua confeção e mistura. É isso que faz dele um prato tão simples e tão bom. O Gomes de Sá é um dos grandes exemplos da nossa gastronomia e criatividade e José Quitério até apelidou a sua receita de “Sinfonia Gastronómica”.

O Gaveto, em Matosinhos, tem Bacalhau à Gomes de Sá às sextas-feiras e este prato continua a ser servido agora em take-away. Ao sábado, logo no dia a seguir, as tripas que também o fazem famoso! O restaurante renovou-se recentemente e espero, pelo que espaço que tem, que consiga rapidamente dar o conforto possível aos seus clientes para que eles regressem ao seu peixe, ao seu marisco e até à sua carne, que não abundando na lista é sempre de grande qualidade. Já tenho saudades de rematar a refeição com o prego em pão tostado que me põem à frente para poder continuar a conversar com os meus amigos e acabar as garrafas de vinho pedidas da extensa garrafeira.

As lampreias, servidas na época. DR

Ainda antes deste período, durante o inverno, era muito interessante sentarmo-nos no balcão do gaveto ao almoço e ver como quantos pratos de Gomes de Sá saíam da cozinha e se confundiam com os de lampreia à Bordalesa, limpinha e saborosa, tão bem servida com as tostas, o molho grosso e o arroz branco. Parecia não haver outra coisa na lista!

A harmonia da receita do Gomes de Sá sente-se na boca pela ligação que todos os seus ingredientes fazem, nunca deixando de perder a sua personalidade individual. À firmeza e fibra do bacalhau junta-se a cremosidade da batata, que, com o seu amido e o azeite se ligam à cebola dourada. A gema do ovo ajuda à fusão e uma dentada pode ter toda esta associação de sabores tão portugueses. O garfo pode ainda procurar apenas separadamente cada um dos elementos. Mesmo comida em separado uma lasca de bacalhau ou um pedaço de batata, nunca se perde o sabor sinfónico deste prato portuense…

O seu maestro, Gomes de Sá. Um dos seus palcos, o Gaveto. Todas as sextas.    

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...