Mashup é definido na gíria popular anglo saxónica como uma fusão de dois elementos diferentes e contrastantes, habitualmente da mesma área criativa. É na música que encontramos com mais frequência este trabalho. Na gastronomia também há mashups, faz parte da corrente mais criativa da culinária atual. Em Portugal tem havido recentemente algumas propostas, algumas bastante polémicas, que resultam de mashups muito próximos das nossas tradições. Foi o caso do bolinho de bacalhau com “queijo da serra”.
Aconteceu agora cruzar-me com uma destas fusões, tão improvável como simples e espetacular: O gelado de bolo-rei que a Santini criou em parceria com a pastelaria Garret, no Estoril, para esta época natalícia. Ambas nascidas na linha, não só as casas possuem notoriedade nas suas áreas como o resultado final é mesmo surpreendente.
O sabor do bolo-rei sente-se desde a primeira a colher. O gelado é denso, intenso e granuloso, como se estivéssemos a mastigar a massa original de uma fatia. Há uma intensidade imediata do sabor de um bolo-rei bem fresco, acabado de sair do forno, mas em frio! Também é possível sentir a mistura entre os paladares dos frutos secos e das frutas cristalizadas, muito equilibrados, sem nenhum se sobrepor. Aliás, a textura dos grânulos que o gelado tem vem daí. Ainda é possível encontrar essa fruta cristalizada em pedaços, como no bolo-rei original. Tudo isto cria uma sensação genuína e, neste caso, gelada e cremosa. Termina com um final fresco e não muito prolongado, a pedir logo outra colher.
Por isto tudo, este gelado de bolo-rei da Santini é mesmo muito bem feito e fiel que os criadores pretendem. É uma experiência complexa e reconfortante.
É um bolo Rei para quem gosta de bolo Rei e quer aproveitar o máximo do que este sabor de época nos pode dar.
Depois dos Reis, altura em que terminará esta saison gelateira, não me vou esquecer de lhes perguntar se a parceria correu bem e se para o ano vão repetir.
Eu cá fico à espera.