18 C
Porto
Domingo, Fevereiro 28, 2021
- publicidade -
Especiais Passeios Gourmet Passeios Gourmet: as tabletes de chocolate da Arcádia são...

Passeios Gourmet: as tabletes de chocolate da Arcádia são uma novidade e uma surpresa

-

- publicidade -

A caixinha verde e branca dos bombons da Arcádia, que já na minha infância era estilo vintage, abria a meio e mostrava o sortido de chocolates no meio da “palha” branca. Comprava-se ao peso na loja da Avenida dos Aliados e era frequentemente uma das companhias do meu pai à sobremesa, com o café ou depois dele. Nós também íamos à caixa buscar chocolates e tirávamos sem escolher o que saísse. Desta forma, acabamos por comer toda a variedade existente, ao longo do tempo.

Hoje sou eu que vou comprar os bombons e escolho-os de acordo com as memórias da altura e ao desejo visual da minha prole. Esqueço-me de perguntar na loja da rua do Almada se já não embalam na caixa verde e branca. Ela agora é azul e dourada e os chocolates já não se aconchegam na palha… Contudo, a sensação que tenho é que os chocolates de hoje estão melhores, com texturas mais apuradas e os sabores de sempre mais intensos. Haverá bombons novos, adições que complementam e atualizam esse sortido quase centenário.

Uma das novidades que encontrei recentemente foi uma coleção de tabletes de chocolate que me deixaram muito curioso. Algo recente, pois a tradição da Arcádia não passava por vender chocolate em tablete. Esta é uma forma de comer chocolate que aprecio, pelo que resolvi explorar alguns dos disponíveis. Eis o que tenho para vos contar:

Comecei por um chocolate de terroir (que também os há, não são só os vinhos), o São Tomé 74%, duro e firme com bastante amargor inicial. Derrete muito lentamente e quando o colocamos na boca é preciso esperar. De repente surgem sabores de ervas secas e frutos secos, como avelãs e nozes. Amargo e reconfortante, para aqueles que apreciam o chocolate preto gostam! Também é possível degustar tabletes com origem na Tanzânia e no Equador. Há ainda um chocolate preto genérico, que no nariz propõe aromas de torrefação e nibs de cacau. O amargor inicial também está presente. No fim, o que fica é um sabor prolongado de frutos pretos.

Uma das surpresas desta coleção de tabletes é a união perfeita entre o caramelo salgado, intenso e doce, e o chocolate de leite. Crocante, com o creme líquido do caramelo a envolver-se inteiramente no chocolate quando trincamos… que maravilha! O chocolate apresenta um aroma intenso e amanteigado, algo floral e um toque de nougat. Na boca, desfaz-se num creme quente e doce da fusão com o caramelo salgado e confirmam-se os aromas do nariz. Tem um final muito intenso e prolongado e parece que não acaba.

A proposta mais inovadora neste segmento é o chocolate ruby, que vem numa tablete pequena. Esta é uma nova forma de produzir chocolate, cuja pasta fica naturalmente cor-de-rosa, sem adição de corantes. É uma técnica recente que surge depois da longínqua criação dos chocolates de leite, preto e branco. O Ruby da Arcádia mostra-se cremoso e redondo na boca e são evidentes os sabores intensos a frutos vermelhos e silvestres, do bosque. O final de boca não é muito prolongado, mas enquanto dura é muito intenso e fresco.

E há outras tabletes para todos os gostos: sabores mais frescos como o maracujá, intensos como a trufa, cremosos como a manteiga de amendoim ou poderosos como o chocolate branco.

Fez bem a Arcádia no dia em que saiu da caixa (verde e branca) do sortido para abraçar o novo mundo gourmet dos chocolates e ainda bem que podemos, por estes dias, comprar online para não haver desculpas!

Leia de seguidarelacionados
Recomendamos para si

Últimas Notícias

54 segundos de defesas de Alfredo Quintana para recordar

Agora temos uma missão: contar a quem não viu as histórias, as defesas, os jogos e o privilégio que...

Alfredo Quintana faleceu

Alfredo Quintana faleceu esta sexta-feira, às 12h00, no Hospital de São João. A notícia foi avançada em comunicado, no...
- publicidade -

Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais presente em seminário dedicado à participação dos cidadãos nas Assembleias Municipais

A Albino Almeida, presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), caberá a intervenção de abertura do seminário “A...

Leitura Obrigatória

00:04:27

O resumo do Marítimo 1 – FC Porto 2

Os dragões estiveram a ganhar, deixaram-se empatar e acabaram...
- publicidade -