InícioDestaqueTaste It: Festival Internacional do Chocolate – Óbidos

Taste It: Festival Internacional do Chocolate – Óbidos

Published on

No Festival do Chocolate
No Festival do Chocolate

De miúdos a graúdos, os sentidos resplandecem de cada vez que se profere a palavra chocolate. Este é apreciado por milhões em todo o mundo e em Portugal, destaca-se na medieval e encantadora vila de Óbidos.

Óbidos recebe o Festival Internacional do Chocolate, desde 2002 e, é admirável aos olhos o modo como toda a vila reproduz a magia do chocolate. O que reflete uma homenagem sem igual a este alimento, considerado pelos mais gulosos como uma dádiva dos deuses.

O programa do festival, que decorreu de 16 de abril a 3 de maio, estava recheado de imensas atividades, desde workshops, showcookings, cursos de chocolateria realizados por conceituados chefs e instituições, como por exemplo, o chef Chakall, a academia profissional de cake design ou os chefs representantes das diversas escolas de hotelaria e turismo.

Esculturas de chocolate no museu Abílio
Esculturas de chocolate no museu Abílio

No museu Abílio era possível visitar-se um dos atrativos major, as esculturas de chocolate. Estas esculturas coordenadas pelo chef Vitor Mendes eram inspiradas no Amor, tema que caracterizou a 13ª edição. Efetivamente, é inefável a minúcia, o trabalho e a dedicação que cada escultura exigiu. Eram todas soberbas. Por isso, os visitantes tinham enorme dificuldade em escolher a sua preferida. Daí, junto à urna de voto, segredava-se bastante e as dúvidas eram mais do que muitas. Por um lado, a encantadora história de amor de Pedro e Inês, a qual contou ainda com o teatro Inês de Portugal. Por outro lado, os corações, a dama de copas ou até o mobiliário em chocolate como elementos absolutamente admiráveis e únicos.

Decorreu ainda uma passagem de modelos alusiva ao amor de Pedro e Inês, com peças feitas de chocolate. Os mais novos puderam usufruir de uma casa de chocolate. O amor, neste espaço, contou com o amor à mãe porque no fim de semana do dia da mãe, a casa realizou atividades doces e cintilantes para os pequenotes surpreenderem as suas mamãs.

No âmbito do evento, era possível realizarem-se visitas às ginjeiras em flor. De facto, a ginja é um dos expoentes máximos da vila e, como tal, realizar uma visita guiada às ginjeiras é uma experiência ímpar e memorável. O percurso começava e terminava nas instalações da Frutóbidos, um dos produtores e engarrafadores de ginja do concelho de Óbidos.

Grande variedade de produtos de chocolate
Grande variedade de produtos de chocolate

Nas pracetas e restaurantes, as experiências sensoriais de chocolates e a animação musical foram uma constante. Quanto à ementa, esta era ousada com pratos improváveis como, por exemplo, mousse de salmão com duo de chocolate, costeletas de borrego com molho de chocolate, hortelã e pimenta ou medalhões de vitela com molho de chocolate e pasta de malagueta. As sobremesas, uma tentação de sabor: charlottes, pudins, pão de ló recheado com chocolate, bolas de berlim com recheio duo (creme e chocolate), bombocas, mousses… Para finalizar o repasto, não podia faltar um café em copo de baunilha com chocolate e um licor de chocolate ou ginja de Óbidos servida em copo de chocolate.

Passeio por entre as muralhas
Passeio por entre as muralhas

Depois de uma refeição chocolatada, é o momento ideal para descontrair com massagens e tratamentos de beleza à base de chocolate ou desfrutar de um passeio por entre as muralhas e aproveitar a vista bucólica. A finalizar o dia, nada melhor do que um jantar vínico.

Como nutricionista, considero que o Festival Internacional do Chocolate é composto por excessos de chocolate, arte e amor. Destes três, apenas o abuso do chocolate é que pode ser um problema para a linha, o qual precisa de ser compensado com exercício físico e alimentação saudável, nos dias subsequentes ao consumo. A arte e o amor podem e devem ser consumidos diariamente, em doses excedentes.

Assim sendo, recomenda-se vivamente a todos os curiosos e laricas por chocolate uma visita a este evento cultural que muito dignifica Óbidos como todo o país.

Inspire-se em: https://instagram.com/tastiit/

Teresa Carvalho
Teresa Carvalho

 

 

 

 

Teresa Carvalho – Nutricionista
cédula profissional: 2339N

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...