
Uma voz poderosa e uma presença impactante. Se tivéssemos de definir Fattú Djakité em dois atributos, poderiam claramente ser estes os eleitos. Bons adjectivos, embora redutores, face a todas as características da artista!… A cantora, nascida na Guiné-Bissau e criada em Cabo Verde, está por estes dias em Portugal, na promoção do seu novo álbum. Tem dois concertos marcados: esta sexta-feira, dia 27, no Mercado da Língua Portuguesa, em Cascais, pelas 20 horas; e sábado, dia 28, no Clube B.Leza, em Lisboa, lá para a meia noite.
Ambas as apresentações são muito diferentes e cada uma de estilo único. Em Cascais, a cantora faz-se acompanhar à guitarra por Jorge Almeida, num registo mais acústico e intimista. Já em Lisboa, Fattú actua com a banda do B.Leza, em puro tom de festa e animação. Já depois de chegada a Portugal, a cantora viu a estadia por terras lusas prolongada: foi convidada por Tito Paris para a apresentação de duas músicas num evento a decorrer no dia 5 de Junho. Assim sendo, a cantora interpretará dois dos seus temas com a banda daquele músico na Farra de Quintal na Tuga, uma verdadeira festa cabo-verdiana que terá lugar em Rio de Mouro.

Está na calha ainda a possibilidade de a cantora aproveitar o tempo extra no nosso país para ir para estúdio com alguns artistas africanos de renome internacional residentes em Lisboa e que, sabendo da sua presença na capital, a convidaram já para criações em comum. Novidades a fervilhar de que poderemos dar nota daqui a uns tempos.
Álbum de World Music
O trabalho de Fattú Djakité está prestes a sair e insere-se na tipologia World Music. Foi gravado em 2017, no Brasil, com características muito internacionais, por músicos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil e Israel. Chama-se Praia-Bissau e tem lançamento previsto para breve. O disco está a ser produzido por Maianga Produções Culturais, e leva o selo da Luna Records e da Altafonte Portugal. Tem algumas músicas inéditas de artistas de Guiné-Bissau e Cabo Verde, algumas da própria Fattú e outras que ela reinterpretou.
Activismo
Com o álbum já gravado e em fase final de preparação, Fattú tem já os olhos postos no futuro, com bastantes novas músicas criadas e que pretende vir a integrar em próximos projectos. Sons de características mais urbanas, com um estilo muito mais arrojado e mensagens bem mais profundas, que a artista pretende passar com as suas músicas. Fattú tem uma boa presença nas redes sociais, com dezenas de milhares de seguidores. E sabe bem aproveitar esta exposição para falar dos temas que mais a comovem. Os mesmos temas que pretende cada vez mais visar nas suas músicas, como sejam o empoderamento feminino, a auto-estima da mulher, a saúde mental, a violência baseada no género, entre outros.










