
São cada vez mais as pessoas que querem colocar um escritório dentro da sua casa. Não é preciso uma divisão inteira para o fazer, é apenas preciso um pouco de imaginação e as ferramentas certas.
Sabemos que esta não é uma tarefa fácil. Existem inúmeras coisas que devem ser consideradas num escritório em casa, como o espaço, a iluminação, o conforto, a luz natural e o nosso ambiente ao redor.
Felizmente na internet existem boas informações a este nível. É o caso deste artigo, que pretende demonstrar como se pode colocar um escritório em casa, fazendo uso das várias técnicas existentes para conseguir o seu escritório perfeito.
No final deste artigo, deverá ter uma compreensão elevada sobre como pode montar o seu escritório com as ferramentas certas. Saberá também qual é a forma mais eficaz de rentabilizar o espaço que tem em casa, utilizando as ferramentas necessárias a um bom trabalho profissional dentro da sua residência.
Mas, sem mais demoras, o que deve ter em conta num escritório dentro de casa?
Apoio lombar e cadeira adequada
Provavelmente, a parte mais importante de um escritório em casa, está reservada ao local onde nos sentamos. Sabemos que uma má postura pode causar danos irreparáveis no nosso corpo ao longo dos anos, e por isso queremos manter uma boa postura sempre que possível. Para isso, são recomendadas cadeiras ergonomicas, que são cadeiras associadas a um ambiente empresarial mas que têm uma postura de costas que é benéfica para o nosso corpo.
Seja com apoio lombar, ou com um tipo de tecido que nos permite ter as costas mais aconchegadas, existem cadeiras específicas para todos os gostos.
Sabendo que a postura é muito importante, devemos ter em consideração este tipo de cadeiras como o primeiro de muitos pontos para a criação de um escritório em casa.
Iluminação
Nem sempre o nosso escritório em casa pode ter iluminação natural. Ou seja, se a nossa mesa de trabalho não estiver localizada perto da janela, é pouco provável que a iluminação natural seja eficiente.
Para isso, devemos sempre comprar focos de luz fria, para que esta não queria calor desnecessário enquanto estamos a trabalhar, uma vez que trabalhamos várias horas no mesmo sítio. Até podia ser interessante no Inverno, mas no Verão iremos certamente ficar arrependidos disso.
Se possível, a luz deve ter uma opção para ser ajustada, ou mesmo até para ser manuseada e apontada a um local específico sempre que for necessário.
Mesa de escritório
Portanto, já temos a cadeira de escritório, já temos a iluminação perfeita, e agora… falta a mesa.
A mesa de escritório deve ser suficientemente larga para colocar não só o computador, mas também os acessórios, e aquilo que precisamos para trabalhar no dia-a-dia.
A mesa também deve ter alguma profundidade, pois podemos colocar por exemplo gavetas para organizar melhor as coisas que temos no dia-a-dia. Se for necessário, para pessoas que são mais altas, devemos também comprar um suporte para o monitor do computador, para que este fique directamente à frente do nosso campo de visão sem termos que dobrar as costas.
Marcas como IKEA ou outras têm um conjunto variado de mesas, com várias cores, com vários tamanhos, e algumas até com alguns acessórios como por exemplo armazenamento para colocar por baixo da mesa. A falta de escolha não é sequer uma opção, o difícil é escolher perante todas as opções disponíveis.
Pense também na cor que quer para a sua mesa, pois esta deve combinar com o restante mobiliário que tem na sua residência.
O ambiente
Sabemos perfeitamente que a nossa casa tem um cheiro da… nossa casa! Quando estamos num ambiente corporativo, é normal temos um cheiro diferente… mas a nossa casa é um ambiente familiar.
Para nos distanciarmos desse hábito, é sempre recomendado colocar um pequeno ambientador perto do nosso local de trabalho, pois desta forma o nosso cérebro assume que está num outro local, digamos assim, uma vez que o próprio ambiente tem outro clima e outra intensidade.
Esta opinião é perfeitamente discutível, mas sabemos que a mente humana pode ser facilmente enganada com este tipo de truques, e o “engano” vai trazer certamente uma maior produtividade.
Internet
Esta parte é muito fundamental, uma vez que grande parte do trabalho feito em casa requer uma ligação estável na internet. Recomendamos sempre que tenha uma boa velocidade de download mas também de upload, isto é, a velocidade que permite enviar ficheiros para outra pessoa. Isto vai fazer com que o trabalho corra muito melhor, especialmente para quem edita fechar os grandes ou até vídeos.
Mantenha-se também perto do router, ou considere mover o router para um local muito mais perto do seu local de trabalho.
Como pode verificar, estas dicas simples vão proporcionar uma maior estabilidade no seu escritório dentro de casa. Poderá não conseguir cumprir todas elas, mas cumprir pelo menos metade vai fazer com que tenha muitas mais benesses em termos de produtividade.














