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Aponte esta data, 15 de setembro. É o dia em que o renovado Mercado do Bolhão irá abrir as portas. Com um projeto de reabilitação notável, da autoria de Nuno Valentim Lopes, que procurou o equilíbrio entre a preservação do património material e imaterial.

Até ao dia de abertura, “decorrem agora pequenas correções na sequência das vistorias realizadas e é dado tempo para que todos ajustem as bancas e lojas conforme as preferências”, indica a Câmara em comunicado. Adianta ainda que “ao Mercado do Bolhão voltam 62 comerciantes (mais 29 novos) e 27 inquilinos históricos (e 12 estreantes), para um total de 81 bancas, 38 lojas e dez restaurantes que assumem o compromisso de comprar os produtos nas bancas do mercado”.

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Reorganização do espaço

No piso térreo ficará instalado o mercado dos frescos, os restaurantes são no piso superior e as lojas estarão voltadas para o exterior. O edifício ganhou uma praça na entrada da Rua Formosa, “onde vai ser possível fazer eventos, de uma ponte que liga diretamente as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira, “uma nova rua da cidade”, e ainda de uma entrada direta a partir da estação de metro”, avança ainda a autarquia.

O mercado tem agora elevadores e uma cave para descargas, ganhando assim “maior capacidade logística”. Assim, “não vamos ter à volta do mercado as carrinhas a descarregar”, atirou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

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A marca Bolhão

“É para sempre”, é este o mote da marca Bolhão. “Resulta de uma estratégia que se começou a desenhar em 2018, aquando da abertura do Mercado Temporário do Bolhão. Com a articulação de elementos reconhecíveis da identidade visual do Porto, pretendeu-se consolidar a dimensão municipal do mercado, a sua centralidade e importância, integrando-o na linguagem global da cidade, comunicando Bolhão e Porto como complementares e indissociáveis”, esclarece a Câmara em comunicado.

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