
A maior árvore de Natal do país tem 55 metros de altura e está instalada no Parque Urbano de Ermesinde, concelho de Valongo. A estrutura, iluminada a partir das 19h30 de amanhã, sexta-feira, dia 26, supera a altura da árvore aveirense com 50 metros, considerada até então a maior do país.
Mas os motivos para se deslocar até ao concelho de Valongo não ficam por aqui. Além da árvore gigante a marcar a paisagem de Ermesinde, há também uma bola gigante na Praça Machado dos Santos, em pleno centro valonguense, que se ilumina às 18h30. Estes são os elementos-chave para encontrar as Aldeias de Natal, ora em Valongo, ora em Ermesinde.
Também se pode deixar guiar pelas iluminações natalícias, presentes em todas as freguesias do concelho: Alfena, Ermesinde, Campo e Sobrado e Valongo. Toda a iluminação vai começar a brilhar também amanhã, sexta-feira e a magia do Natal vai fazer-se sentir.
Aldeias Natal em Valongo e Ermesinde
As características Aldeias Natal são o lugar perfeito para passeios em família. À espera dos mais pequenos está a Casa Mágica do Pai Natal e outras personagens como duendes e palhaços, mas há mais. Animação não vai faltar com peças de teatro, música, espetáculos de dança, um carrossel familiar e ainda os ateliês de artes Oficinas de Sonhos. Tudo gratuito.
Para os mais graúdos, e mesmo a tempo da compra dos presentes, pode contar com os Mercados de Natal, onde é possível visitar e comprar peças únicas dos artesãos locais. Isto passa-se no Largo do Centenário em Valongo, mas também no Parque Urbano de Ermesinde.
Com tanta coisa para fazer, é natural que surja alguma fome. A boa notícia é que nestes mercados vai encontrar várias casinhas de madeira com especialidades gastronómicas locais, mesmo a tempo do lanche ou jantar.

Igrejas abrem as portas para concertos de Natal
Como já é habitual, as Igrejas do concelho voltam a abrir as portas para concertos natalícios. Os espetáculos começam na Igreja Matriz de Campo no domingo 5 de janeiro com o coro Génesis. Na semana seguinte, também no domingo, dia 12, é a vez da voz de Sérgio Sousa Martins se fazer ouvir na Igreja Matriz de Sobrado.
O ciclo fecha no domingo 19, o último antes das festividades, com a atuação da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, acompanhada pela soprano Marina Pacheco. Onde? Na Igreja Matriz de Alfena.
Mais informações, como horário e restrições relativas à situação pandémica, podem ser consultadas no site e página de Facebook do Município de Valongo. Todos os eventos são gratuitos.
Ardósia, presépios e balanças – exposições para todos
Se gosta de exposições e museus, esta informação vai ser música para os seus ouvidos. Há duas exposições novas para ver enquadradas nas comemorações natalícias. No Museu Municipal de Valongo está à sua espera a Exposição de Presépios, feita com a colaboração dos alunos da disciplina Artes da Ardósia da Escola Básica Vallis Longus, dos artesãos locais e ainda da valonguense D. Clemência, que doou a sua coleção particular ao Município. De quadros bíblicos a figuras em croché, há de tudo um pouco nesta mostra.
Tudo isto pode ser admirado gratuitamente a partir de domingo 5 de dezembro e até 7 de janeiro durante o horário normal do museu. Ou seja, de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos domingos das 10h00 às 13h00 (dias 5, 12 e 19).
Saindo deste espaço museológico e subindo o Largo do Centenário, chegará à Oficina da Regueifa e do Biscoito, onde encontra a segunda exposição temporária desta quadra. Chama-se “Pão com Peso e Medida” e pretende dar a conhecer as diferentes formas que existiam de pesar e medir o pão.
É possível ver esta exposição em regime de visita livre dentro do horário normal do museu – todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Durante a Aldeia Natal, terá este horário alargado até às 20h00 todas as sextas-feiras, sábados e domingos.
Peddy Paper, ateliês de artes e peças de teatro – ideias para ocupar os miúdos
Os miúdos estão de férias e não sabe o que fazer? Leve-os até à Biblioteca Municipal de Valongo, onde vão acontecer muitas atividades pensadas para eles. Fazer postais de Natal e marcadores de livros são as propostas das Oficinas de Natal, ateliês de artes plásticas onde os mais pequenos têm oportunidade de dar asas à imaginação.
Se tem em casa um artista, esta atividade pode ser um bom passatempo. Tome nota na agenda: decorre de 13 a 30 de dezembro.
Para aspirantes a atores ou atrizes, há outra atividade a considerar. O ateliê “E agora? Musical de Natal, ou talvez não” é promovido pela associação cultural Cabeça no Ar e Pés na Terra a pensar nas crianças até aos 10 anos. Vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro.
Para participar em qualquer uma destas atividades deve inscrever-se, enviando email para [email protected] ou ligando para o 224 219 270.
E que tal participar num Peddy Paper? Organizado pela Oficina da Regueifa e do Biscoito, o desafio é responder a um questionário procurando as respostas em padarias, biscoitarias e outros edifícios históricos da cidade. Tudo isto no dia 11 de dezembro das 15h00 às 16h30. A atividade é gratuita e há prémio para os três vencedores. Mais informações através do 222 400 014.















