- publicidade -

Em conferência de imprensa, António Costa começou por informar que “o Instituto Ricardo Jorge forneceu ontem novos dados sobre da prevalência na sociedade portuguesa da nova estirpe que tem sido referida como estirpe britânica, onde se verifica que há um crescimento muito acentuado da presença desta estirpe desde a semana passada para esta semana. A semana passada tínhamos 8% de prevalência, esta semana temos 20% e os estudos indicam que possa vir mesmo a atingir 60% de prevalência nas próximas semanas. Face a esta nova realidade, impõe-se alterar um conjunto de medidas que foram adotadas a semana passada”.

  • Serviços públicos: Encerramento das lojas do cidadão. “Mantendo-se exclusivamente em funcionamento o atendimento por marcação dos demais serviços públicos”;
  • Tribunais: “são suspensos os prazos de todos os processos não urgentes”;
  • Escolas e Universidades: face a esta nova estirpe, “manda o princípio da precaução que procedamos à interrupção de todas as atividades letivas, durante os próximos 15 dias. Suspensão e interrupção que será devidamente compensada no calendário escolar, da forma que o Sr. Ministro da Educação irá ajustar com o Conselho de Diretores de Escola.”

Medidas para apoiar as famílias com crianças com idade igual ou inferior a 12 anos

  • Terão as suas faltas justificadas ao trabalho, se não estiverem em teletrabalho;
  • Haverá um apoio idêntico ao apoio que foi dado na primeira fase do confinamento;
  • Manter-se-ão abertas as escolas de acolhimento para as crianças de idade igual ou inferior a 12 anos, cujos pais trabalhem em serviços essenciais;
  • Continuará a ser assegurado o apoio alimentar a todas as crianças que beneficiam da ação social escolar;
  • Todas as atividades relativas à intervenção precoce e ao apoio às crianças de necessidades educativas especiais também não sofreram interrupção.

De acordo com os dados revelados hoje, Portugal contabiliza 221 mortes devido à covid-19, o maior números em 24 horas desde o início da pandemia, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

- publicidade -