- publicidade -

Estão escolhidas as três propostas, num total de 28, para a execução da futura ponte sobre o Rio Douro. Estas propostas são lideradas por gabinetes de engenharia e arquitetura portugueses. A obra terá que ficar pronta até ao final de 2025.

A Metro do Porto anunciou, na manhã desta segunda-feira, os três finalistas que terão que apresentar os projetos até ao dia 18 de novembro. No início de dezembro deverá ser atribuída a adjudicação. Esta ponte, para além de servir a segunda linha de metro para Gaia, vai possibilitar a circulação de peões e bicicletas.

Proposta de Edgar Cardoso em vantagem

A proposta que está em vantagem é a do consórcio Edgar Cardoso, Engenharia e Laboratório de Estruturas, precisamente pelo gabinete responsável pela execução da Ponte da Arrábida. É uma solução totalmente em betão, com solução de pórtico com efeito de arco e com o mínimo de apoios nas encostas. Respeita a envolvente e integra a Ponte vizinha.

A mesma proposta tem uma orientação bastante sustentável, com a instalação de painéis fotovoltaicos para fornecerem energia para a iluminação da ponte. Tem um prazo de execução de 970 dias e está orçada com 50,5 milhões de euros. Tem ainda no seu projeto a inclusão de escadas e um elevador a servir a Rua do Bicalho e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

O consórcio Coba Consultores está na segunda posição, com uma ponte em arco, com previsão de execução em 1001 dias. Está orçada em 62,8 milhões de euros. A ponte terá um arco de 16 metros de altura no seu ponto mais alto, com pilares metálicos e os pilares nas encostas em betão.

Na terceira posição, está um projeto para uma ponte com solução em pórtico e pilares inclinados assimétricos, pela empresa Betar Consultores. Está orçada em 69,2 milhões de euros e com uma execução de 1004 dias.

A publicação do relatório de avaliação do júri está marcada para o dia 30 de novembro. A adjudicação da obra está marcada para 7 de dezembro. Está previsto o arranque das obras para o último trimestre de 2022 ou no primeiro de 2023. A conclusão da obra está prevista para 31 de dezembro de 2025.

- publicidade -