
O mundo Apple é um mundo de serviços e produtos premium. Os seus utilizadores gostam de cuidar bastante dos seus produtos, não só pelo valor económico, mas também pela estima em ter um produto bom que seja vistoso e funcional.
Não é apenas em relação ao MacBook, mas sim um iPhone, AirPods, iPad, Apple Pencil, e todo um conjunto de produtos que ficam juntos dentro do ecossistema da Apple.
Os utilizadores deste tipo de produtos gostam de ter tudo limpo e organizado, não só por fora ao nível exterior, mas também interior, dentro do próprio sistema operativo. É por isso que a limpeza, quer seja feita dentro ou fora dos equipamentos, é algo muito apelativo para os utilizadores de produtos Apple.
Como limpar um MacBook
Existem produtos específicos para limpeza de computadores, nomeadamente ecrã e teclado, no entanto a maioria dos portugueses costumam utilizar álcool e um pano de fibra, desta forma o ecrã e qualquer outra parte do MacBook pode ser limpo sem qualquer dificuldade. Mesmo nos modelos mais recentes, onde podemos encontrar a touchbar, podemos também fazer a limpeza da mesma forma. Apesar de ser tátil, a limpeza pode ser facilmente aplicada nesta parte mais recente do MacBook.
É recomendado de dois em dois anos levar o computador a um local para ser aberto, limpo, e também trocar a pasta térmica. Existem reparadores oficiais em Portugal que podem fazer isso em poucas horas, basta contactar e informar-se das condições.
A própria Apple tem um artigo de suporte a falar sobre como se deve limpar um monitor, portanto é sempre bom darmos também uma vista de olhos nisso.
Como limpar o sistema operativo
O MacOS é um sistema operativo muito robusto, e, portanto, a sua manutenção é em parte feita pelo próprio ecossistema da Apple. No entanto existem algumas coisas que o sistema não faz e que podem ser feitas de uma forma mais profunda. Para limpar MacBook podemos em primeiro lugar seguir os conselhos da Apple, que tem um artigo no seu portal de ajuda a falar sobre este tipo de situações.
Mas existem muitas limpezas e otimizações que podem e devem ser feitas por softwares específicos. Assim como no Windows existem softwares que apagam ficheiros temporários de registo e afins, no MacOS existe também este tipo de softwares que ajudam a melhorar o desempenho da máquina e a fazer durar o seu ciclo útil de vida.
Outras preocupações com o nosso MacBook
Para mantermos a máxima vida do nosso MacBook devemos utilizar uma mala de transporte que seja dura para que qualquer toque que esta leve não danifique o seu MacBook.
Por outro lado, devemos também limpar não só o ecrã como indicado anteriormente, mas todo o MacBook pelo menos uma vez por semana. Uma limpeza rápida que demora um ou dois minutos pode evitar acumulação de pó que depois se vai introduzir no interior do MacBook.
Temos a certeza que com estas dicas o seu precioso MacBook além de ser tratado com carinho vai ficar certamente muito mais bem conservado e durará muitos mais anos.















