
O jornal diário britânico Financial Times elegeu, neste ano de 2022, Braga, como a quinta cidade mais virada para o futuro, numa categoria que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias que permitam a captação de investimento estrangeiro em cidades cuja população não ultrapassa os duzentos mil habitantes. Já no ano passado a cidade tinha alcançado o sétimo lugar do mesmo ranking.
Neste momento, no quinto lugar, a cidade de Braga aproxima-se, nesta categoria, de cidades como Plovdiv (Bulgária) ou Middlesbrough (Reino Unido), ambas na terceira posição. Os críticos referem que estes indicadores são o resultado na aposta vencedora que a autarquia tem feito em promover a cidade e dá-la a conhecer ao investimento estrangeiro, nomeadamente, às grandes multinacionais, algumas das quais optaram por estabelecer-se neste concelho, contribuindo assim, para a criação de inúmeros novos postos de trabalho.
Braga como destino turístico
Braga é uma cidade cada vez mais procurada no contexto turístico internacional. Pelo seu enquadramento geográfico com os seus espaços verdes e as suas praias fluviais e caminhos pedestres, pela sua hotelaria e restauração acolhedoras, pelo seu património histórico.
Este aumento da procura é resultado do investimento feito na promoção da cidade em feiras e eventos turísticos internacionais que levaram o nome da cidade além-fronteiras. Este esforço de promoção de Braga foi devidamente valorizado através da eleição da cidade como melhor destino europeu de 2021, facto que, naturalmente, contribui para o aumento da procura interna e externa por este destino.
Um aumento tão significativo da procura por alojamentos turísticos nesta cidade abre as portas ao aparecimento e crescimento de empresas cujo ramo de atividade económica é, justamente, a gestão de alojamentos turísticos de Braga.
Um exemplo de uma dessas empresas é a GuestReady, cujo serviço prestado é o de gestão de arrendamentos de alojamento local, de curta e média duração, responsabilizando-se pela gestão de anúncios e propriedades, de modo a tornar mais simples e rentável o processo para todos os interessados.
Braga como capital de negócios
O turismo de negócios é outra vertente à qual se tem dado especial atenção. Neste âmbito, e ainda este ano, a cidade de Braga será anfitriã do encontro da Associação de Viagens do Reino Unido (AITO) e do «Portugal in Love», dois eventos que têm como principal objetivo juntar empresários das mais variadas áreas de negócio, com o intuito de promover a cidade como um destino ideal para casar.
A verdade é que esta estratégia de captação de investimento exterior levada a cabo pelo município de Braga deu os seus frutos e impulsionou o turismo nesta região levando a que, neste ano, os indicadores que dizem respeito ao crescimento a nível turístico tenham já atingido valores semelhantes ao período pré-pandemia, de 2019. Alguns protagonistas neste setor defendem mesmo, que os valores poderiam ser até superiores se não fosse o ambiente de guerra, de incerteza e de aumento do preço da energia que se vive na Europa, nos dias de hoje.
A recuperar da pandemia
Para se ter uma ideia do aumento da procura que se verificou pela cidade de Braga em termos turísticos, podemos avaliar o número de dormidas registadas. Apesar de inferior a 2019, no primeiro semestre de 2022, este número era já de 333 mil dormidas, o que significa um aumento de 121% em relação a igual período do ano anterior.
No que diz respeito ao turismo interno o panorama é positivo, uma vez que as dormidas nacionais aumentaram para as 167 mil, no entanto, o aumento mais significativo foi mesmo o das dormidas estrangeiras que cresceram 218% face ao ano anterior e para um número acima de 2019.
Outro indicador de que a cidade de Braga está cada vez mais na mira dos turistas nacionais e internacionais e dos operadores e agentes turísticos é o aumento do número de turistas que se deslocaram ao Posto de Turismo de Braga. Este ano já são mais de 300 mil, número que se aproxima cada vez mais dos valores de 2019.
De acordo com responsáveis da autarquia da cidade, estes resultados são consequência das inúmeras parcerias desenvolvidas entre a Câmara Municipal de Braga e os seus parceiros públicos e privados na área do turismo.
Segundo António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga «as parcerias entre as entidades públicas e privadas têm sido determinantes para o sucesso que Braga tem alcançado em termos turísticos. Depois de anos marcados pela pandemia e por muitos constrangimentos, é de enaltecer a resiliência dos empresários e de todos os operadores que conseguiram ultrapassar as dificuldades e que estão agora na senda da recuperação».