Início Featured Três Tristes Tigres de volta aos originais com “Mínima Luz”

Três Tristes Tigres de volta aos originais com “Mínima Luz”

0
Três Tristes Tigres de volta aos originais com “Mínima Luz”
TTT@Cristina P. Pinto

“Mínima Luz”, o disco que marca o regresso dos Três Tristes Tigres aos originais, é editado esta sexta-feira, 1 de Maio, em CD e em formato digital. No final de Maio estará também disponível em vinil.

O desejado sucessor de “Comum” (1998) – o terceiro álbum da dupla que se estreou em 1993 com “Partes Sensíveis”, ao qual se seguiu “Guia Espiritual” (1996) – foi composto e produzido por Alexandre Soares e Ana Deus e conta com a participação do baterista Fred Ferreira, do baixista Rui Martelo, do percussionista Gustavo Costa e da harpista Angélica Salvi, e com cinco poemas originais de Regina Guimarães, um de Luca Argel, um de Ana Deus e traduções adaptadas de poemas de William Blake e Langston Hughes.

“PARA ESTE DISCO COMECEI POR SUGERIR QUE A TEMÁTICA SE APROXIMASSE DE PROFECIAS OU REZAS, DESEJOS. SAIR, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, DA REALIDADE DIÁRIA JÁ TÃO MULTIPLICADA EM NOTÍCIAS, PARTILHAS E COMENTÁRIOS. MAS ESQUECER O TEMA TAMBÉM FOI IMPORTANTE E INEVITÁVEL, AS CIRCUNSTÂNCIAS DE CADA UM TAMBÉM SE MANIFESTARAM. O RESTO RESULTOU DE UMA ROTINA QUASE DIÁRIA DE ENSAIOS E GRAVAÇÕES AO LONGO DE DOIS ANOS”, EXPLICA ANA DEUS.

Alexandre Soares enquadra o processo de composição: “A sonoridade foi construída nos últimos dois anos e reflecte esse caminho. A composição e a estrutura do som foram desenvolvidas entre o encontro de guitarras eléctricas de vertente mais rock ou processadas, e acústicas mais espacializadas em contraponto a sintetizadores modulares, e sampler granular. É um retorno à electrónica com percussão acústica a complementar, e também a associar convidados com empatia musical forte. Mas não é a soma das partes que define o som dos Três Tristes Tigres, é a vontade de estar presente no hoje, e ser parte dele também.

Língua Franca”, “À  Tona” e “Galanteio” foram os primeiros singles de “Mínima Luz”, uma edição de autor, que é composta por nove temas. Gravado no Estúdio Sonoscopia, foi misturado no Estúdio Meifumado por Zé Nando Pimenta (excepto “Estado de Espírito” e “Jasmim”, misturados no Estúdio Sonoscopia por Alexandre Soares), e masterizado por Miguel Marques Arda Recording Co.
 
Devido ao Estado de Emergência, e enquanto não abrem as lojas de discos, “Mínima Luz” está  disponível por encomenda através do mail ([email protected]). Os interessados podem encomendar o CD e receber um exemplar em casa, por 10€ + portes de envio.