- publicidade -

No início do século tive a oportunidade de fazer umas férias de Páscoa no Algarve com amigos. O tempo estava quente e o ponto de encontro do grupo, que divergia durante o dia entre ficar na piscina, ir para a praia, descansar ou passear, era a Marina de Vilamoura e em particular a NoSolo Itália. Os sunsets não eram moda e o bar da praia da falésia para o lado de Vilamoura tinha apenas uns resistentes que bebiam umas cervejas ao final da tarde antes de ir para casa.

O hotspot era a marina e, de todos, a NoSolo era uma atração especial. Para as crianças, a fama dos gelados e das taças era grande. Para os mais velhos, onde estávamos todos incluídos, não havia final de tarde que não incluísse o duo gastronómico Sangria de espumante/Pão de alho com queijo.

pão de alho

Talvez nessa altura me tivesse passado pelo pensamento “que bom que era que houvesse isto no Porto…”. Nos anos seguintes, sempre que tinha a oportunidade de passar por Vilamoura, lá ia matar saudades da sangria de espumante, que só podia ser harmonizada com o pão de alho com queijo. Nada mais funcionava, mas nada mais era preciso.

Tiveram de passar 17 anos para conseguir fazer essa experiência nos Clérigos, no Porto. A NoSolo abriu poucos dias antes da derrocada pandémica, em Fevereiro, e agora está a aproveitar para marcar o seu território com um misto de clientes nacionais e estrangeiros. O espaço é grande e amplo, fresco no interior, e com duas esplanadas, uma grande vantagem nos dias que correm.

gelado

Ainda não estava sentado já tinha pedido a sangria e o pão de alho. Continua tudo na mesma e as receitas, de um e de outro, não se perderam… A sangria é um exclusivo de morango e espumante, muito densa, doce, amarga e sempre fresca, rematada com aromática hortelã. É um refresco constante e intenso a cada golo. A receita da sangria pode ter outros ingredientes secretos, mas se nos focarmos nos morangos e no espumante, temos tudo para ser felizes. O pão de alho, feito com massa de pizza, é encimado com queijinho neutro e ervas, que ajudam a destacar o alho intenso e muito bom. É uma combinação que me habituei a fazer ao final da tarde, mas que ao almoço também funcionou muito bem.

A NoSolo tem pizzas e gelados, todos com boa concorrência na cidade. Mas num período em que continuamos a ver um investimento das casas em boas sangrias, poder competir com a da NoSolo é um bálsamo para quem oferecer ao cliente o melhor que a sangria pode oferecer: frescura e sabor.

Texto e fotos: Paulo Russell-Pinto

- publicidade -