
No início do século tive a oportunidade de fazer umas férias de Páscoa no Algarve com amigos. O tempo estava quente e o ponto de encontro do grupo, que divergia durante o dia entre ficar na piscina, ir para a praia, descansar ou passear, era a Marina de Vilamoura e em particular a NoSolo Itália. Os sunsets não eram moda e o bar da praia da falésia para o lado de Vilamoura tinha apenas uns resistentes que bebiam umas cervejas ao final da tarde antes de ir para casa.
O hotspot era a marina e, de todos, a NoSolo era uma atração especial. Para as crianças, a fama dos gelados e das taças era grande. Para os mais velhos, onde estávamos todos incluídos, não havia final de tarde que não incluísse o duo gastronómico Sangria de espumante/Pão de alho com queijo.

Talvez nessa altura me tivesse passado pelo pensamento “que bom que era que houvesse isto no Porto…”. Nos anos seguintes, sempre que tinha a oportunidade de passar por Vilamoura, lá ia matar saudades da sangria de espumante, que só podia ser harmonizada com o pão de alho com queijo. Nada mais funcionava, mas nada mais era preciso.
Tiveram de passar 17 anos para conseguir fazer essa experiência nos Clérigos, no Porto. A NoSolo abriu poucos dias antes da derrocada pandémica, em Fevereiro, e agora está a aproveitar para marcar o seu território com um misto de clientes nacionais e estrangeiros. O espaço é grande e amplo, fresco no interior, e com duas esplanadas, uma grande vantagem nos dias que correm.

Ainda não estava sentado já tinha pedido a sangria e o pão de alho. Continua tudo na mesma e as receitas, de um e de outro, não se perderam… A sangria é um exclusivo de morango e espumante, muito densa, doce, amarga e sempre fresca, rematada com aromática hortelã. É um refresco constante e intenso a cada golo. A receita da sangria pode ter outros ingredientes secretos, mas se nos focarmos nos morangos e no espumante, temos tudo para ser felizes. O pão de alho, feito com massa de pizza, é encimado com queijinho neutro e ervas, que ajudam a destacar o alho intenso e muito bom. É uma combinação que me habituei a fazer ao final da tarde, mas que ao almoço também funcionou muito bem.
A NoSolo tem pizzas e gelados, todos com boa concorrência na cidade. Mas num período em que continuamos a ver um investimento das casas em boas sangrias, poder competir com a da NoSolo é um bálsamo para quem oferecer ao cliente o melhor que a sangria pode oferecer: frescura e sabor.
Texto e fotos: Paulo Russell-Pinto















