InícioCulturaSetembro no Porto promete com a estreia dos Deadletter e o regresso...

Setembro no Porto promete com a estreia dos Deadletter e o regresso dos The Mission

Published on

Setembro entrou chuvoso para nos lembrar que os festivais ao ar livre já eram (apesar de ainda haver alguns por este Portugal fora) e que, com o regresso de férias da esmagadora maioria das pessoas, são as salas de concertos que esperam pelos melómanos do rock.

Depois de terem encerrado durante Agosto ou reduzirem bastante as suas programações, as diversas venues portuenses voltam a abrir portas e a apresentar agendas completas.

Redemptus. Créditos: D.R.

Há muita coisa para ver e ouvir neste Setembro que entrou envergonhado e molhado e começa já quarta-feira (dia 4) com a noite «Riffs4Palestine», com concertos de Redemptus, Linchpin, Scatterbrainiac e Palegazer, no Barracuda.

No dia seguinte (quinta-feira), também na Rua da Madeira, o Ferro Bar recebe os lisboetas Zarco, enquanto na Socorro o palco é dos brasileiros Firedogs e ainda de El Saguaro.

Deadletter. Créditos: D.R.

Sábado (dia 7), o M.Ou.Co. recebe a estreia no Porto dos londrinos Deadletter, pela mão dos Suspeitos by Mr. November, com destaque para a prestação do irrequieto vocalista Zac Lawrence. No Barracuda, o palco é dos Zurrapa, enquanto na Socorro o final da tarde é ao som d’O Triunfo dos Acéfalos.

Segunda-feira (dia 9), The Tallest Man On Earth apresenta-se na Casa da Música, sendo que na Socorro há mais uma edição de «Não se passa nada às segundas», com curadoria da Saliva Diva, com os Desire Haze.

Ruído Roído. Créditos: André Oliveira

Quinta-feira (dia 12), os Ruído Roído regressam ao Maus Hábitos, onde fizeram a sua primeira apresentação pública, enquanto no Ferro Bar, em mais uma curadoria da Saliva Diva, actuam os Gatafunho e o Ego Death Cvlt.

Sexta-feira 13 não é de azar para os amantes das sonoridades mais agrestes. No Woodstock 69 há uma noite que promete, com os brasileiros Garotos Podres e ainda os lisboetas Dalai Lume e os tripeiros Itami. Já no Hard Club, o palco é dos renomados Clan Of Xymox, enquanto no Maus Hábitos actuam os Meses Sóbrio, banda indie pop/rock de Lisboa. E porque esta é uma sexta-feira recheada, no Understage, do Teatro Rivoli, o guitarrista norte-americano Bill Mackay apresenta a sua abordagem criativa, rigorosa, imprevisível, vanguardista e experimental. Já no Barracuda a noite é com os Duck e os Orum.

Garotos Podres. Créditos: D.R.

Sábado (dia 14), os veteranos Xutos & Pontapés tocam no Queimódromo, mais um concerto da digressão «Olá Vida Malvada», que celebra os 45 anos da banda.

No dia 15 há mais um «Se chover, cancela-se», da Saliva Diva, que apresenta no Espaço Musas, os Prestes, banda que propõe uma mistura inovadora entre os sons psicadélicos e os ritmos africanos.

Dia 19 (quinta-feira), no Maus Hábitos regressa a Aspirina (#007), com os Madmess e os Amaterazu.

Joana Gama & Luís Fernandes. Créditos: D.R.

No dia seguinte (20), a australiana Maple Glider apresenta-se na Socorro, enquanto Evaya, alter-ego de Beatriz Bronze, sobe ao palco do Maus Hábitos. Já o duo Joana Gama & Luís Fernandes leva o espectáculo «Strata» ao Teatro Rivoli. A celebrar 10 anos, o duo de piano e eletrónica regressa à configuração inicial e convidou o cineasta Eduardo Brito para a criação do imaginário visual de «Strata», em colaboração com Frederico Rompante, no desenho de luz. Por fim, o Barracuda recebe os alemães Nunofyrbeeswax, numa noite que conta ainda com os portugueses Enxerto Colectivo.

E na segunda-feira (dia 23), a sala da Rua da Madeira recebe novamente uma banda alemã, desta feita os Hetze e ainda os tugas TBA.

Gustavo Santaolalla. Créditos: D.R.

Na quinta-feira (26), os mexicanos El Universo tocam na Socorro, enquanto o grupo franco-italiano Zombies No e os portuenses Painting Landscape sobem ao palco do Barracuda. Na Casa da Música há concerto do multi-instrumentalista e compositor argentino Gustavo Santaolalla, que vem celebrar 25 anos do icónico álbum «Ronroco».

No dia seguinte (27), o Barracuda tem mais uma noite de alta intensidade, com concertos dos Idle Hand, Mau Jesus e Necroactivos.

No sábado (dia 28) há metal com os Mount Meru na Socorro e, a fechar o mês, há o regresso dos britânicos The Mission ao Porto, com concerto agendado para o Hard Club. Noite gótica com uma das mais marcantes bandas do género.

The Mission. Créditos: D.R.

E como referimos, apesar de Setembro já ser um mês em que o número de festival cai a pique, destaque ainda para dois que merecem atenção.

Em Coimbra, o Luna Fest assenta arraias no Parque da Canção, entre os dias 6 e 8, para a sua segunda edição, que conta com nomes como Psychedelic Furs, Lene Lovich, Deadletter, Jon Spencer, Birds Are Indie e M’As Foice, entre muitos outros.

Fatela Sónica, Fundão. Créditos: D.R.

No Fundão há, mais uma vez, um ajuntamento de almas intrépidas, combativas e desalinhadas em mais uma edição do Fatela Sónica. Assim, entre os dias 20 e 22, passarão pelo palco beirão nomes como Abolition, Mata-Ratos, Agressive Girls, Brutal Siegers, Party Animals Paradise, Rancoeur, Wakadelics e The Pages, entre muitos outros.

últimos artigos

NorteShopping ganha loja Olá

Os visitantes do NorteShopping têm agora mais um delicioso motivo para visitar o centro...

Patche Di Rima e Poeta Lit G na Casa da Música

Os artistas da Guiné-Bissau Patche Di Rima & Poeta Lit G vão realizar um concerto inédito...

Hospital dos Pequeninos: iniciativa está de volta a Vila Nova de Gaia

Em parceria com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o GaiaShopping...

O resumo do FC Porto 2 – Aves SAD 0

O FC Porto recebeu o venceu o Aves SAD por duas bolas a zero....

mais artigos

NorteShopping ganha loja Olá

Os visitantes do NorteShopping têm agora mais um delicioso motivo para visitar o centro...

Patche Di Rima e Poeta Lit G na Casa da Música

Os artistas da Guiné-Bissau Patche Di Rima & Poeta Lit G vão realizar um concerto inédito...

Hospital dos Pequeninos: iniciativa está de volta a Vila Nova de Gaia

Em parceria com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o GaiaShopping...