O Mosteiro de São Bento da Vitória recebe pela segunda vez o ciclo MUSIC4L-MENTE, uma parceria entre o DSCH – Schostakovich Ensemble, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Teatro Nacional São João. Os concertos realizam-se entre dezembro e junho de 2023, com a interpretação de obras de referência de grandes compositores dos séculos XVIII ao XXI.
As atuações são precedidas por prelúdios científicos, que exploram o cruzamento entre a música e a ciência (da astrofísica e da matemática às neurociências), a cargo de nomes relevantes do mundo científico. O pianista e diretor artístico Filipe Pinto-Ribeiro continua a assegurar a curadoria deste projeto.
Depois do primeiro concerto desta edição ter sido apresentado ainda em dezembro de 2022, em 2023, há mais três sessões do ciclo MUSIC4L-MENTE. O segundo concerto realiza-se a 16 de fevereiro, com a música de Schubert e a estreia mundial de Dreaming and Thinking, obra do compositor norte-americano Bruce Adolphe, inspirada em escritos de Albert Einstein e António Damásio. Bruce Adolphe estará presente na sessão para dirigir o prelúdio científico “Neurociências e Música”, interseção a que se tem dedicado também enquanto professor e investigador.
O terceiro concerto do MUSIC4L-MENTE acontece a 27 de abril, e o quarto e último concerto a 29 de junho. Do célebre quinteto de Schubert, A Truta, às fantasias do espanhol Joaquín Turina e dos Contos de Fadas de Schumann, passando pelas elegias de Schostakovich, Poulenc e Britten, a segunda edição do MUSIC4L-MENTE desenha um arco temporal que, do século XVIII aos nossos dias, perpassa vários períodos da música clássica.
Os concertos decorrem no Mosteiro de São Bento da Vitória, às 19h00. Os bilhetes para cada sessão têm o custo de 10 euros.