Casa cheia para receber Nubya Garcia, saxofonista, cantora e compositora londrina, que na Sala 2 da Casa da Música apresentou «Odyssey», o seu segundo álbum de estúdio, editado em Setembro último.

Figura emergente da moderna cena jazz londrina, Nubya Garcia deliciou o público com a sua música, mas igualmente com a sua simpatia. Ao longo da actuação, mostrou-se conversadora e bem-disposta, apesar dos problemas na alfândega no aeroporto. Nada que lhe quebrasse o entusiasmo para a estreia absoluta na cidade Invicta e que acabou por ser reforçado pela recepção calorosa do muito público.

Musicalmente, a noite de domingo (dia 9 de Fevereiro), foi uma delícia. Acompanhada por três extraordinários músicos – Lyle Barton (teclados), Daniel Casimir (contrabaixo) e Sam Jones (bateria) –, a saxofonista ofereceu seis dos 12 temas que compõem «Odyssey».

«Dawn», que abre o disco, abriu o concerto, que terminou com «Triumphance», que também fecha o álbum e é um tema em que Nubya disserta, em jeito de spokenword, sob uma cama de denso e compacto dub, aqui e ali pontuado pelo som marcante do saxofone tenor da londrina. Pelo meio ouviu-se ainda «Solstice», «We walk in gold», «Clarity» e «Odyssey», amiúde pontuados com solos dos diferentes instrumentistas em palco.

Sobre o álbum de Nubya Garcia, a «The Wire» escreveu: “Grandes acordes de piano, cordas vibrantes e uma batida de fundo esmagadora combinam-se para criar um destaque perfeito para os solos de Garcia”. O concerto foi isto, mas em melhor…
