
Os corações dos portuenses e afins já batem com mais força à medida que o Natal se aproxima. E a cidade Invicta vai aquecendo os motores para oferecer espetáculos e atividades a todos os que cá estão e que nos visitam. A autarquia fez saber o que ai vem. E vem muita coisa. Os jardins do Palácio de Cristal são o “quartel general” de muita coisa que está para vir.
A partir de 1 de dezembro vão ser semanas de animação. Vai nascer o “Palácio de Natal”, com “animação de palco itinerante, oficinas, um mercado e muita, muita música”, afirma a Câmara do Porto, sublinhando que será um programa “totalmente gratuito e pensado para todas as idades”.
Caminhemos então para os jardins do Palácio de Cristal nos fins de semana e feriados até à noite da Consoada, no horário compreendido entre as 10h30 e o final da tarde, para apreciar propostas artísticas e lúdicas.
Seja nos jardins ou na Tenda de Neve, vai ser possível assistir a “contadores de histórias, atores, palhaços, mágicos, músicos, bailarinos e até um caricaturista”, enumera a autarquia.
Haverá outro espaço, a Tenda de Cristal e ai irá desenrolar-se um conjunto de oficinas para todos escreverem cartas ao Pai Natal, tocar percussões e a criar sabonetes, velas e por ai fora, até marionetas.
Não podia faltar o Mercado de Natal, instalado na Avenida das Tílias, com muitos expositores regionais, destacando-se o artesanato e os produtos alimentares.
Música em destaque neste Natal
A música não vai faltar, seja a capella, instrumental, popular ou clássica. Haverá um palco principal em frente ao Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e ai vão atuar Barbara Bandeira a 1 de dezembro, Rui Massena Ensemble dia 3, Saint Dominic’s Gosper Choir no dia 11 e Nuno Lanhoso e Os Quatro e Meia no dia 17. Os concertos arrancam às 18h00, exceção feita no dia 17 que começa às 17h00. A entrada é livre!
A música também vai acontecer na Tenda de Neve e na Concha Acústica com bandas de jazz, coros tradicionais, formações de estudantes e cânticos.
A música vai andar pela cidade do Porto
Mas não é só no jardins do Palácio de Cristal que a música e a animação se vai fazer sentir. Certas ruas e bairros vão receber animação. Nos três sábados que antecedem o Natal, portanto a 3, 10 e 17 de dezembro vai haver fanfarras e “momentos de pura magia”.
Também vai poder apreciar a iniciativa Porto Sounds Secret. Três atuações em outros tantos locais pouco habituais para se ouvir música. O Regimento de Sapadores Bombeiros vai receber um concerto de Irma a 4 de dezembro. Os Best Youth vão atuar no Quartel do Monte Pedral a 10 de dezembro e Joana Almeirante irá tocar no Museu do Carro Elétrico a 18 de dezembro. Os espetáculos começam sempre às 18h00, com uma lotação de 250 lugares. A entrada é gratuita por ordem de chegada. As portas abrem uma hora antes dos espetáculos.
Mas ainda não é tudo. O Mercado do Bolhão vai receber música, ópera, teatro e as caricaturas ao vivo. Será na manhã e tarde de 3 de dezembro e entre os dias 19 e 23. Não podia faltar a Ópera de Bolso.
Brevemente a Câmara do Porto vai revelar horários e detalhes de toda a programação.