- publicidade -

A recolha seletiva de resíduos porta-a-porta será alargada já na próxima semana. A zona das Antas será incluída neste tipo de recolha, o que significa envolver 800 famílias, precisamente desta zona da cidade do Porto. Este é um projeto colocado em prática pela empresa municipal Porto Ambiente, em colaboração com a Lipor e financiado pelo POSEUR.

“Os moradores de cada uns dos fogos abrangidos irão receber, para o efeito, contentores para recolha dedicada (papel/cartão, plástico/metal, vidro, orgânicos e indiferenciados) e, em paralelo, decorrerá uma ação de sensibilização e informação sobre a correta separação de resíduos, periodicidade das recolhas, e procedimentos mais adequados para a deposição”, explica, em comunicado a Lipor.

A Lipor informa ainda que “a par deste alargamento na zona das Antas, haverá também um crescimento na atual zona de intervenção do projeto, que arrancou em julho de 2018, estando prevista a inclusão de cerca de 300 novas famílias que passarão a estar abrangidas por este projeto”.

Esta iniciativa foi lançada em julho de 2018 e implementada nas zonas das Uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, e em Ramalde. Atualmente abrange mais de 2 mil famílias aderentes, permitindo, em 2021, recolher mais de 1300 toneladas de resíduos urbanos, “com uma taxa de separação de 60%”.

- publicidade -