
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre as 21 horas de hoje e as 3 horas de amanhã, é muito provável a ocorrência de períodos de chuva, ocasionalmente de chuva forte.
No que diz respeito à agitação marítima, é previsto que o Porto, na sexta-feira, estará sob aviso amarelo, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros, entre as 9 e as 12 horas. Sábado é previsto que a Invicta esteja sob aviso laranja até às 6 horas.
Tendo em conta as previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de praia-mar. Caso estas condições se concretizem, a Proteção Civil Municipal solicita à população que seja prudente e que tome as devidas precauções, apelando ao respeito dos perímetros de segurança estabelecidos na Avenida D. Carlos I, na Avenida do Brasil e na Avenida de Montevideu.
A Proteção Civil Municipal tenta também demover as pessoas para que não estacionem as viaturas e a circulação de pessoas nas zonas junto a toda a orla marítima. Recomenda ainda a desobstrução do escoamento das águas pluviais, a redução da velocidade dos veículos, o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.
A Câmara Municipal do Porto irá continuar a acompanhar de forma permanente as previsões da meteorologia para os próximos dois dias, divulgando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, bem como os respetivos avisos.
artigo escrito por Pedro Meca.















