
A partir de março, todos os alunos universitários que sejam residem em Vila Nova de Gaia e que frequentem instituições de ensino superior fora da Área Metropolitana do Porto (AMP), podem aceder ao passe sub-23 de forma gratuita, uma medida implementada e financiada pela Câmara Municipal. Estudantes que queiram aderir a esta iniciativa, basta aceder a este link.
Salientar que, na sequência da assinatura do Contrato do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) entre o Estado e a AMP, desde 1 de setembro de 2019, todos os alunos que residem na Área Metropolitana do Porto podem aderir de forma gratuita ao Passe Sub-13 (4 aos 12 anos, inclusive), o que permite a sua mobilidade em todo o território da AMP. Por opção da Câmara Municipal de Gaia, foram acrescentadas medidas que combatem a mobilidade da população em idade escolar residente no concelho. A autarquia de Gaia comparticipa, integralmente, a mensalidade das modalidades 3Z, Municipal e Metropolitano do Passe Andante 4_18 e Passe Andante 4_18(A), que caberia ao utente, desde o dia 1 de abril de 2021. A verdade é que com a entrada em vigor do PART foi criada a assinatura gratuita até aos 12 anos, pelo que o 4_18 só se aplica a alunos a partir dos 13 anos.
Desde de outubro de 2020 que o custo associado à assinatura mensal do Passe Andante Sub23 também é assumido pela Câmara Municipal. Trata-se de uma modalidade de transporte destinada a estudantes do ensino superior até aos 23 anos e inclusive, e aos estudantes do Ensino Superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade. Esta última medida foi agora alargada aos sub-23 que frequentem universidades fora da AMP. Atualmente estão, assim, abrangidos pela gratuitidade do passe Andante todos os jovens gaienses até aos 23 anos.
artigo escrito por Pedro Meca.















