Vila Nova de Gaia tem um novo projeto denominado “Rota da Água” e que permite dar a conhecer sete cursos de água que fluem desde a costa até ao interior. Vão estar disponíveis sete percursos, disponibilizados via QR Code e que poderão ser visitados livremente.
E como se processa? “Através de um smartphone, o utilizador, livremente ou através de visita guiada, pode percorrer vários pontos dispersos pelo concelho (a partir de QR Code), ficando a conhecer melhor alguns pontos de interesse, como a Capela do Senhor da Pedra, o Geossítio de Lavadores, as pontes, os rios, entre outros”, indica a página oficial da autarquia.
A utilização pode ser livre (com a ajuda de um áudio guia) ou pode escolher uma visita guiada. Para a visita guiada, deverá inscrever-se no Centro de Educação Ambiental, com marcações de segunda a sexta. A informação dos percursos está disponível neste site.
“Seguimos a lógica daquilo que a pandemia nos ensinou. Hoje procuramos espaços ao ar livre, contacto com a Natureza”, sublinhou Miguel Lemos, administrador executivo da Águas de Gaia, acrescentando que este projeto trata-se do “maior museu da água e centro de educação ambiental de Portugal”.

