InícioCulturaWarner Music lança em abril “Live At Knebworth 1990”, novo álbum dos...

Warner Music lança em abril “Live At Knebworth 1990”, novo álbum dos Pink Floyd

Published on

A Warner Music anunciou o lançamento de “Live At Knebworth 1990”, um álbum ao vivo dos Pink Floyd, pela primeira vez em CD, duplo vinil e nas plataformas digitais, no dia 30 de abril de 2021. O concerto fez parte da atuação dos Vencedores do Prémio Silver Clef de 1990, em Knebworth House, no Hertfordshire, liderada pelos Pink Floyd.

No espetacular concerto dos Vencedores do Prémio Silver Clef, em Knebworth, os Pink Floyd foram as estrelas maiores de um impressionante cartaz que incluiu Paul McCartney, Dire Straits, Genesis, Phil Collins, Mark Knopfler, Robert Plant (com Jimmy Page), Cliff Richard, Eric Clapton e Tears For Fears. Cerca de 120 000 fãs assistiram às atuações destes gigantes do rock no palco sagrado de Knebworth, em prol da instituição de beneficência Nordoff Robbins, e as receitas foram canalizadas para a criação da BRIT School. O concerto foi transmitido para todo o mundo através da MTV.

David Munns, presidente da Nordoff Robbins, recorda-se bem do evento: “O concerto de Knebworth foi um momento marcante no compromisso da indústria da música com a Nordoff Robbins, com o BRIT Trust e com o conceito da BRIT School. Foi um dia fantástico, e culminou nesta atuação brilhante dos Pink Floyd. O dinheiro angariado permitiu a criação da BRIT School e a expansão considerável dos serviços da Nordoff Robbins. Knebworth ficou na história como um grande momento e a indústria da música deve ter muito orgulho do que realizou.”

Nick Mason também recordou o concerto: “Knebworth foi um evento especial. Temos boas recordações de lá atuarmos nos anos 70, e aquele concerto não foi diferente. Para mim, que sou do norte de Londres, era quase como jogar em casa, mas com a satisfação acrescida da reunião da banda depois de mais de um ano de digressão. E também foi uma oportunidade de ouvir tocar a maravilhosa Candy Dulfer – eu era fã dela há muito tempo, mas infelizmente não tivemos oportunidade de tocar muitas vezes. E também tivemos como convidado o nosso grande amigo Michael Kamen. O Michael tinha contribuído imenso para os Pink Floyd nos dez anos anteriores, e é fantástico termos a sua música no disco.”

Aos Pink Floyd – David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright – juntaram-se em palco a banda que os tinha acompanhado na digressão, incluindo Guy Pratt, Jon Carin, Tim Renwick e Gary Wallis. As vocalistas foram Durga McBroom, Sam Brown e a sua mãe, Vicki, e Clare Torry (a vocalista original de The Great Gig In The Sky). Os músicos convidados incluíram a saxofonista Candy Dulfer e o teclista e compositor Michael Kamen. David Gilmour e Andy Jackson remisturaram o áudio deste concerto icónico, que inclui as sete faixas interpretadas, e o álbum apresenta imagens novas fotografadas por Aubrey “Po” Powell da Hipgnosis e colaborador dos Floyd, e desenhadas por Peter Curzon dos Storm Studios. O concerto, que só foi editado na caixa “Later Years”, em 2019, surge agora disponível em CD e vinil duplo pela primeira vez como um álbum isolado.

Alinhamentos:

LP

Lado A

1 Shine On You Crazy Diamond, Parts 1-5
2 The Great Gig In The Sky

Lado B

1 Wish You Were Here
2 Sorrow

Lado C

1 Money

Lado D

1 Comfortably Numb
2 Run Like Hell

CD

  1. Shine On You Crazy Diamond, Parts 1-5
  2. The Great Gig In The Sky
  3. Wish You Were Here
  4. Sorrow
  5. Money
  6. Comfortably Numb
  7. Run Like Hell

últimos artigos

Festival Canjala Angola 2025: redefinindo os festivais de música globais

Enquanto a indústria global de festivais luta contra a saturação comercial e modelos repetitivos,...

Thiago Silva é reforço do FC Porto

O FC Porto anunciou este sábado Thiago Silva como reforço para a equipa principal...

Elefante na Sala: a insustentável persistência da degradação

Há temas que não desaparecem apenas porque decidimos evitá-los. Eles ficam ali, visíveis, pesados,...

Teatro infantil leva magia natalícia ao Zoo da Maia com “Barafunda na Oficina do Pai Natal”

A peça Barafunda na Oficina do Pai Natal sobe ao palco do Zoo da...

mais artigos

Festival Canjala Angola 2025: redefinindo os festivais de música globais

Enquanto a indústria global de festivais luta contra a saturação comercial e modelos repetitivos,...

Thiago Silva é reforço do FC Porto

O FC Porto anunciou este sábado Thiago Silva como reforço para a equipa principal...

Elefante na Sala: a insustentável persistência da degradação

Há temas que não desaparecem apenas porque decidimos evitá-los. Eles ficam ali, visíveis, pesados,...