InícioSociedadeVia Verde permite carregar cartões Andante

Via Verde permite carregar cartões Andante

Published on

A Viaverde e os Transportes Metropolitanos do Porto (que gere o sistema de bilhética intermodal Andante) concretizam a parceria que permite carregar o cartão Andante através da App móvel Via Verde.

Com esta inovação, a recém-criada Transportes Metropolitanos do Porto reforça o compromisso na melhoria contínua da oferta de novas soluções de bilhética, promovendo a utilização de um transporte público mais moderno, eficiente e ao alcance de todos.

Através desta funcionalidade o cliente pode carregar qualquer título de transporte, passes ou viagens ocasionais, e seguir viagem de metro, autocarro ou comboio, não esquecendo de validar antes o seu cartão.

A nova funcionalidade vem alcançar novos públicos facilitando agora as deslocações dos clientes da Via Verde, que, com a mesma conta, passam a gerir as suas despesas de mobilidade, seja quando usam o automóvel ou os transportes públicos.

Eduardo Ramos, CEO da Via Verde, salienta que “um terço dos habitantes do Grande Porto utiliza regularmente os transportes públicos e a intenção é aumentar o número de viagens seja no metro, autocarros ou comboios. Para a Via Verde é importante dar resposta às necessidades de mobilidade dos nossos clientes, e, neste sentido, a parceria com a TMP é muito importante para a Via Verde, permite-nos estar onde estão os nossos clientes e oferecer-lhes um ecossistema de mobilidade mais abrangente, simples, seguro e sustentável”.

Marco Martins, Presidente da TMP, destaca que “mais um grande passo para a democratização da mobilidade na área metropolitana – simples, inclusiva e sustentável. É uma associação de duas marcas muito fortes, o Andante e a Via Verde, em prol das pessoas”.

Esta oferta é gratuita e está disponível no Plano Cidade da Via Verde. Para fazer o carregamento das viagens ou passes, basta encostar os cartões Andante à parte de trás do telemóvel e selecionar o tipo de título de transporte que carregar. O acesso é realizado na página ‘Início’ da aplicação da Via Verde, no ícone ‘Transportes’ no menu ‘Serviços’ em ‘Carregar cartão’, para a leitura do cartão Andante.​

A solução garante aos utilizadores de transportes públicos da AMP um processo seguro, rápido e intuitivo. A simplicidade do processo está alinhada com os objetivos de sustentabilidade, nomeadamente com a estratégia de desmaterialização de pagamentos no setor dos transportes. No mesmo sentido, a curto prazo, a Via Verde e a TMP vão alargar o serviço à compra e validação direta de bilhetes na aplicação, eliminando a necessidade de suportes físicos.

Assente no conceito de one-stop-shop, universal e agnóstico, a aplicação reforça o protagonismo da Via Verde como facilitador da mobilidade no país, dentro e fora do carro em todo o território, juntando um serviço de adesão aos transportes públicos à gama de funcionalidades para os condutores, no estacionamento, portagens e carregamento de veículos elétricos.

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...