Foi na manhã desta sexta-feira que reabriu o tabuleiro inferior da Ponte Luis I, depois de concluída a empreitada “Ponte Luis I sobre o Rio Douro – Reparação do Tabuleiro Inferior”. A obra ficou a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP) mas com limitação na sua circulação.
O tabuleiro inferior reabriu mas não foi para todos os veículos. Apenas os transportes públicos, táxis, velocípedes e os peões a poderão atravessar. Os transportes turísticos, hop-on hop-off e TVDE estão com a passagem interdita, indica a Câmara do Porto, em comunicado.
Depois de mais de um ano em obras, o tabuleiro inferior reabre e ninguém esperava estas restrições.
A Câmara do Porto explica, no mesmo comunicado, que “esta intervenção teve como objetivo a reabilitação e reforço do referido tabuleiro, tendo-se reparado um conjunto de anomalias identificadas e outras que foram sendo conhecidas, no âmbito dos trabalhos de decapagem geral da pintura e corrosão existentes”. E continua indicando que “para além da reparação das anomalias referidas, a maioria das quais relacionada com corrosão superficial de elementos metálicos, foi necessária proceder à substituição pontual de rebites, retificação de chapas deformadas, manutenção dos aparelhos de apoio, substituição das juntas de dilatação, reparação das portas de acesso aos encontros e reabilitação dos serviços afetados”.
