InícioSociedadeSolar Condes de Resende vai ganhar um jardim sensorial

Solar Condes de Resende vai ganhar um jardim sensorial

Published on

Vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem de 2020 (GOP+Jovem), o projeto «Jardim Sensorial», da autoria de Érica Moreira, está a ser implementado no Solar Condes de Resende, estando a sua conclusão prevista para o final do próximo mês. Este jardim sensorial, que resulta de um investimento municipal de 46.500 euros, promete despertar os cinco sentidos do corpo humano, através das diferentes texturas das plantas e do solo, dos sons da água, dos pássaros, do vento, das folhas e flores, das suas cores e cheiros, num regresso ao nosso ‘eu primitivo’.

Inspirada na cultura oriental e na sua relação com a Natureza e os jardins em concreto, o «Jardim Sensorial» pretende promover a harmonia e o equilíbrio, funcionando como uma terapia para toda a comunidade. Venceu na categoria «Criatividade, Cultura e Desporto» e tem como objetivo primordial, acima de tudo, promover a saúde mental e física dos seus visitantes.

A empreitada em curso, da responsabilidade do horto «Flor do Penedo», inclui a reabilitação de um espaço público existente e sem função, numa área ajardinada, cuja vegetação e restantes elementos foram pensados para estimular o sistema sensorial humano, através do olfato, paladar, tato, visão e audição. Esta intervenção é, por isso, uma mais-valia para o concelho e para o Solar Condes de Resende, enquanto infraestrutura cultural, que será complementado por um novo espaço verde com uma vertente pedagógica e ambiental.

O GOP+Jovem pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa, através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo, assim, a existência de uma sociedade civil forte e ativa.

No total, já foram aprovados 18 projetos, num orçamento participativo jovem que é considerado como de referência a nível metropolitano, nacional e internacional. Para a edição de 2023, estão em votação, até 31 de julho, treze propostas fin

últimos artigos

Jonaas lança novo single

Jonaas acaba de lançar novo single, numa nova etapa da carreira artística, em que...

Gil Semedo lança novo single

Com uma carreira que atravessa mais de três décadas e que marcou profundamente a...

Comic Con Portugal aposta no tema da “Portugalidade” e mostra réplica do KITT

A Comic Con Portugal que começou na passada quinta-feira e termina hoje, domingo, instalou-se...

Queima das Fitas arranca dia 2 de maio

O Queimódromo volta a receber a Queima das Fitas do Porto, desta vez mais...

mais artigos

Jonaas lança novo single

Jonaas acaba de lançar novo single, numa nova etapa da carreira artística, em que...

Gil Semedo lança novo single

Com uma carreira que atravessa mais de três décadas e que marcou profundamente a...

Comic Con Portugal aposta no tema da “Portugalidade” e mostra réplica do KITT

A Comic Con Portugal que começou na passada quinta-feira e termina hoje, domingo, instalou-se...