InícioSociedadeS. João no Porto com muita animação num investimento de 680 mil...

S. João no Porto com muita animação num investimento de 680 mil euros

Published on

Está apresentado o programa de festas de São João, altura do ano em que leva sempre locais e turistas ao delírio pelas ruas da Invicta. De 7 a 30 de junho haverá três palcos diferentes, onde artistas como Ana Moura, Fernando Correia Marques ou Augusto Canário vão dar música aos foliões.

A Câmara do Porto revelou, esta sexta-feira, o programa de festas, tendo Rui Moreira, presidente da Autarquia, destacado “obviamente, o fogo-de-artifício”, que este ano vai custar 73 mil euros, “repartidos pelas autarquias do Porto e Gaia”. Já o orçamento global das festas terá um custo de 680 mil euros, sendo que 300 mil serão aplicados na programação.

Boavista sem divertimentos

Rui Moreira lamentou que este ano não haja “os habituais carrosséis, carrinhos de choque e outras diversões na Rotunda da Boavista, devido às obras do metro”. Vão existir três áreas de diversão localizadas no Jardim do Calém, na Avenida D. Carlos I e na Avenida das Fontainhas.

Vão também ser montados três palcos para animação, no Largo do Amor de Perdição, na Cordoaria, nos Jardins do Palácio de Cristal e junto à Casa da Música. Ana Moura vai atuar nos Jardins do Palácio de Cristal e logo de seguida entra em ação a Orquestra Bamba Social. Junto ao Jardim da Cordoaria, no Largo do Amor de Perdição, é a vez de Fernando Correia Marques com temas como “Burrito”, “Carocha do Amor” ou “Coração Traidor”. Augusto Canário & Amigos também vai “alinhar” no mesmo espaço. Por último, é a vez do MC Abreus & DJ Arthur. Para quem gosta de estilos mais alternativos, a Casa da Música será palco para José Pinhal Post-Mortem Experience, Hisper Pimba e Pop’Lar.

Fogo-de-artifício será o grande momento

Como todos os anos acontece, o momento alto das festividades será o fogo-de-artifício marcado para a meia noite, nas margens do rio Douro. Serão 16 minutos de espetáculo pirotécnico.

Freguesias oferecem festa

Como habitualmente, antes da grande noite, as freguesias da cidade vão oferecendo programação de São João. “Estão previstos diversos espetáculos em jardins e praças, ao longo das semanas que antecedem a noite mais longa do ano”, referiu Rui Moreira.

Diapasão, Os Solitários e Delta 7+ Duo Impakto, entre outros vão atuar no Bonfim, na Alameda das Fontainhas. Em Paranhos, Quim Barreiros e os Bandaneia têm palco montado no parque de estacionamento da Casa de Salgueiros.

No Cais das Pedras, em Massarelos, estará Zézé Fernandes e no Largo António Calém estarão em ação os Bandalusa e os Iniciadores, entre outros.

Em Ramalde, mais concretamente no Jardim Sarah Afonso, estarão em palco os Siga a Farra e Novo Século, enquanto a Praça da Corujeira, em Campanhã, apresenta os Krystal Band e os Minhotos Marotos e Marcus Levy.

Zé Amaro vai estar na Esplanada do Castelo, na Foz a 14 de junho e Jorge Guerreiro no Largo da Praia, em Miragaia. No dia 24 de junho, feriado municipal, haverá Concerto de São João, com a Banda Sinfónica Portuguesa, na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.

Rusgas à noite

A grande novidade para este ano é o regresso das rusgas à noite. Será no dia 22, a partir das 21 horas. “Todas freguesias terão a oportunidade de mostrar os seus costumes, percorrendo a zona histórica da cidade antes de atuarem para o júri e o público geral, num momento que culmina na Praça do General Humberto Delgado”.

A Cascata Comunitária de São João estará instalada no Mercado do Bolhão, entre os dias 12 e 30 de junho.

Programa São João 2024

últimos artigos

Magnus Andersson volta ao andebol do FC Porto

O treinador sueco de 58 anos foi apresentado na manhã desta quinta-feira como técnico...

A grande entrevista aos Maquina.

O Global News esteve à conversa com a Maquina. no dia em que atuaram...

Espectáculo Pulp e concerto The National encerram em grande o Primavera Sound Porto 2024

Encerrou em grande a 12ª edição do Primavera Sound Porto e nem a chuva...

Palco Vodafone sem sinal deixa festivaleiros injustiçados no Primavera Sound Porto

O segundo dia do Primavera Sound Porto, provavelmente o mais fofinho dos três dias...

mais artigos

Magnus Andersson volta ao andebol do FC Porto

O treinador sueco de 58 anos foi apresentado na manhã desta quinta-feira como técnico...

A grande entrevista aos Maquina.

O Global News esteve à conversa com a Maquina. no dia em que atuaram...

Espectáculo Pulp e concerto The National encerram em grande o Primavera Sound Porto 2024

Encerrou em grande a 12ª edição do Primavera Sound Porto e nem a chuva...