InícioSociedadeProjeto de percurso do Corredor do Rio Leça foi apresentado

Projeto de percurso do Corredor do Rio Leça foi apresentado

Published on

A Câmara Municipal da Maia realizou, esta sexta-feira, o Dia Mundial do Ambiente, a apresentação pública da primeira fase do Percurso do Corredor do Rio Leça, um projeto estruturante para a mobilidade sustentável na região.

O evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, do Presidente da Câmara, António Silva Tiago, e da Vereadora do Pelouro da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda.

Este percurso, inserido no projeto intermunicipal Corredor do Rio Leça, visa criar uma via acessível para a mobilidade suave – pedonal e ciclável – ao longo do leito do rio, proporcionando uma alternativa sustentável de circulação na Área Metropolitana do Porto. No total, o Corredor do Rio Leça vai ter cerca de 48 km de extensão, ligando Santo Tirso a Matosinhos e abrangendo aproximadamente meio milhão de utilizadores.

A opção de traçado ao longo do rio deve-se às características orográficas da região, onde os declives podem dificultar a mobilidade suave. Isso garante solução de conforto, funcionalidade e segurança para pessoas e ciclistas, promovendo o uso de transportes alternativos e uma melhor qualidade de vida.

A primeira fase do projeto na Maia, agora apresentada, cobre um troço de 5 km entre Alvura e a fronteira com o concelho de Valongo. O percurso terá 4 metros de largura, será pavimentado com betão drenante para minimizar impactos ambientais e incluirá áreas com pavimento em calçada portuguesa ou granito em locais de interesse patrimonial. O traçado será infraestruturado com drenagem pluvial, iluminação pública, sinalização e mobiliário urbano, bem como dispositivos para monitoramento de fluxos de pessoas e ciclistas.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, destacou que este projeto “é um passo essencial para a construção de uma cidade mais sustentável, acessível e amiga do ambiente, reforçando a ligação entre comunidades, serviços e infraestruturas de transporte público”.

A conclusão do percurso na Maia vai permitir uma ligação com o Corredor Verde do Rio Leça já existente, criando um eixo de ligação entre os principais núcleos urbanos e industriais, como a Cidade da Maia, Águas Santas, Moreira e Ermesinde, além de empresas e serviços estratégicos da região.

O investimento alinha-se com os objetivos de sustentabilidade urbana, apostando na redução das emissões de carbono, na valorização ambiental do território e na promoção do bem-estar da população.

A fase seguinte do projeto prevê a expansão do percurso e a sua integração completa na rede metropolitana de mobilidade sustentável, consolidando o Corredor do Rio Leça como um eixo estratégico para o desenvolvimento da região.

últimos artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...

FC Porto bate Rangers e asseguram os «oitavos» da Liga Europa

Foi uma grande noite do FC Porto na Liga Europa, apesar de ter sido...

mais artigos

Câmara do Porto organiza recolha de bens para as populações da Região Centro

A Câmara do Porto não perdeu tempo e está a organizar uma recolha de...

Terem Moffi cedido ao FC Porto por empréstimo

O FC Porto soma e segue também em contratações. É oficial! Terem Moffi, avançado...