Ambos os casos estão confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge.
informação atualizada às 16h00 de segunda-feira.
Estão confirmados dois casos positivos do novo coronavírus (COVID-19) em Portugal. As duas pessoas estão internadas em hospitais no Porto, no Santo António e no Hospital de São João, confirmou esta manhã a ministra da Saúde, Marta Temido. Se bem que um dos casos carece de validação pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, já que o outro já foi validado por contra-prova.
A ministra da saúde, Marta Temido, acabou de confirmar os dois casos de coronavírus em Portugal. Apesar de um dos casos careça neste momento de contra-prova.
O primeiro caso já confirmado trata-se de um médico do Hospital do Tâmega e Sousa, tem 60 anos e esteve de férias no norte de Itália. Está desde ontem à tarde internado no Hospital de Santo António. Foi a 26 de fevereiro que este homem apresentou os primeiros sintomas da doença. Mas desde que regressou da viagem, não chegou a exercer funções.
O segundo caso de coronavírus, que ainda carece de contra-prova, trata-se de um homem de 33 anos, esteve a trabalhar em Espanha e está internado no Hospital de São João, também na cidade Invicta. Apresentou os primeiros sintomas a 29 de fevereiro. A ministra da saúde adiantou que “o estado de saúde deste homem é estável”.
“Estamos em fase de contenção e vamos continuar em contenção”, afirmou Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, na mesma conferência de imprensa. Acrescentou que “neste momento, teremos em Portugal, quase de certeza, dois casos confirmados”. Mas que “não aumenta o nosso nível de prevenção e preparação, mas gera uma segunda linha muito importante que é deteção de contactos diretos nestes casos”.

