Porto, Gaia e Lisboa anunciaram hoje o cancelamento das festas dos santos populares e romarias deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, Covid-19.
Em comunicado enviado este sábado, a Câmara do Porto anunciou o cancelamento das festas do São João, um dos momentos do ano em que a cidade recebe mais visitantes. “Em virtude da atual situação de pandemia covid-19, a Câmara do Porto, não irá realizar, este ano, a tradicional Festa de São João, tendo em conta o potencial de risco para a saúde pública que este evento representa, ao reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade”.
“Uma medida que deixa os portuenses e todos os amantes desta grande festa certamente tristes mas que, nesta altura, se afigura a mais prudente, especialmente dada a incerteza de propagação do vírus e das suas consequências”, lembra a autarquia.
As verbas que iam ser aplicadas a estes festejos, vão ser canalizadas para combater a pandemia. “Toda a programação prevista para esta ocasião, incluindo concertos e outras atividades de animação ficam assim cancelados, sendo as verbas referentes a essas iniciativas alocadas ao esforço do município nas diversas ações de combate ao atual cenário de pandemia”.
S. Pedro também cancelado em Gaia
A Câmara de Gaia, através das suas redes sociais, sublinhou que “porque importa atempadamente acautelar a vida das pessoas”, determinou “o cancelamento das Festas Populares de São João – 2020, em Gaia e no Porto, de organização municipal, bem como todas as outras de carácter privado”.
Santo António cancelado, em Lisboa
A Câmara de Lisboa também cancelou as marchas populares e arraiais de Santo António. Em comunicado também divulgado este sábado, a Autarquia informa que esta decisão foi tomada com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), justificando com a evolução da pandemia e com as regras de distanciamento social e de confinamento. Tudo isto impediu os ensaios das marchas.
Desta forma, o tema “Amália Rodrigues” passa para as rusgas de 2021.

