O valor total da fatura da água e resíduos vai subir 2,7% na cidade do Porto. Este aumento foi votado e aprovado na passada segunda-feira pelo Executivo municipal na reunião pública.
A partir do dia 1 de fevereiro a fatura da água e dos resíduos, na cidade do Porto, vai aumentar para clientes domésticos e não-domésticos em 2,7%. Este aumento foi aprovado “por maioria, com o voto contra do BE e as abstenções do PS, CDU e Vladimiro Feliz”, informa o portal da autarquia.
Este valor foi determinado “com base nas previsões do Banco de Portugal e sob recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”, justificou Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente e Transição Climática.
Filipe Araújo acrescentou ainda que “na realidade, a fatura vai ter uma diminuição no custo de abastecimento de água, e um aumento no saneamento. No final, o consumidor vai pagar mais 2,7%”.
Ilda Figueiredo, da CDU, sublinhou que apesar deste proposta ser mais equilibrada que a do ano passado, “não resolve alguns problemas que se mantêm. Há um caminho para um maior equilíbrio”.