É a notícia do dia! Pedro Duarte, eleito presidente da Câmara do Porto conseguiu convencer Jorge Sobrado, da equipa de Manuel Pizarro, para ser seu Vereador da Cultura para este novo mandato. Com esta jogada de mestre, a coligação PSD/CDS-PP/IL consegue maioria no executivo da autarquia.
O resultado das últimas eleições de 12 de outubro deram a vitória da Câmara do Porto à coligação PSD/CDS-PP/IL, encabeçada por Pedro Duarte. Mas esta vitória não teve maioria, ou seja, a votação resultou em seis vereadores para a coligação vencedora, seis vereadores para o PS e um lugar para o Chega.
Com esta distribuição, a coligação teria de negociar “pasta a pasta”, como disse Pedro Duarte. Mas afinal não irá acontecer. Como confirmou o JN esta manhã, Jorge Sobrado, candidato independente pelo PS a vereador, aceitou o convite de Pedro Duarte para assumir o pelouro da Cultura, pelouro esse que ia abraçar caso o PS tivesse conquistado a Câmara do Porto.
Com esta dinâmica, a coligação vencedora passa a ter sete eleitos (o presidente e mais seis vereadores), o PS conquista cinco vereadores sem pelouro (Manuel Pizarro, Fernando Paulo, Francisca Carneiro Fernandes, Jorge Garcia Pereira e Marta Sá Lemos) e o Chega fica com um lugar também sem pelouro, por Miguel Corte-Real.
Jorge Sobrado já tinha abraçado este cargo antes, nomeadamente na Câmara de Viseu, entre 2017 e 2021.

