Se vive ou trabalha na cidade do Porto, mais concretamente na Baixa, já reparou que existem várias alterações ao trânsito e circulação pedonal. Assim, a Avenida dos Aliados, a Praça da Liberdade e a Praça Almeida Garrett já estão descongestionadas.

Esta desobstrução da via pública “reflete os avanços progressivos nas obras de construção da Linha Rosa e da nova Estação S. Bento/ Liberdade”, sublinha a Metro do Porto em comunicado.


O estaleiro montado na Praça da Liberdade foi reduzido em 70 por cento da sua área, passando “a ocupar apenas pouco mais do que o espaço em torno da estátua de D. Pedro IV”. Está restabelecido o trânsito na Avenida dos Aliados no sentido descendente pelo lado poente (junto ao Banco de Portugal) e a circulação ascendente pelo lado nascente.
É possível descer a Avenida ou a Rua dos Clérigos, chegar à Praça da Liberdade e seguir pela Praça Almeida Garrett para Mouzinho da Silveira ou à Sé. Mas também pode virar à esquerda para subir a Rua de Sá da Bandeira. A Rua do Almada retoma o sentido original, ou seja, o descendente. Já pode circular a pé em toda a Praça da Liberdade.
Também já pode circular em frente ao Hotel Intercontinental. “No Largo dos Loios, a primeira de quatro fases de intervenção compreende a afetação do acesso ao Parque das Cardosas (exceto para cargas e descargas) e dos acessos às ruas dos Caldeireiros e das Flores”, informa também a Metro do Porto.