InícioSociedadeO Natal na Maia arranca a 30 de novembro

O Natal na Maia arranca a 30 de novembro

Published on

A cidade da Maia também se está a preparar para entrar no espírito de Natal. E é já na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro, às 18h00, que a cidade se transforma. Vai poder assistir à abertura das “Luzes de Natal”, Pista de Gelo, Carrossel e “Mercadinho de Natal”.

Este ano, a Maia vai ser iluminada com recurso a cerca de meio milhão de lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, permitindo um aforro energético na ordem dos 85% face a outras tecnologias, e que vão estar espalhadas por 40 locais, entre edifícios, praças, ruas e avenidas. São mais de 260 instalações luminosas num total de 1890 motivos.

Tal como aconteceu em 2022, o horário das iluminações vai decorrer no período entre as 17h00 e as 01h00.

O executivo municipal pretende, mais uma vez, assinalar a celebração das festividades de Natal, com um programa de animação que envolva toda a comunidade – “Maia Natal 2023”. A iniciativa, marcante para a economia local, tem sido um sucesso e inclui o Mercadinho de Natal, a Pista de Gelo, o Carrossel, a Casa do Pai Natal entre outras animações, entretenimento ao vivo, atrações para crianças e muito mais. O objetivo é criar um ambiente encantador e acolhedor que celebre o espírito natalício e reúna a comunidade local.

O tradicional Pinheiro de Natal, instalado na Praça do Município, que atinge os 16 m de altura, é visitável dispondo de bancos na base, tendo uma decoração com ramos verdes e bolas douradas. Ao longo da Avenida Visconde Barreiros vai ser instalado um teto com cerca de 500 pingentes e estrelas 3D.

Mercadinho de Natal que, num formato feira, contempla artesanato, produtos locais, produções e artigos tradicionalmente ligados à época natalícia. Além do artesanato, vai existir também espaço para a promoção da gastronomia e outros produtos relacionados com o natal.

Este evento inclui a presença do Pai Natal, permitindo que as crianças se encontrem com ele, partilhem os seus desejos e tirem fotos, contribuindo para a criação de memórias especiais e para reforçar o sentido de comunidade durante a época festiva.

A diversidade de atividades e serviços disponíveis no “Maia Natal” cria uma atmosfera envolvente transversal a todas as faixas etárias e sociais, tornando o evento verdadeiramente especial e inclusivo.

No dia 10 de dezembro há a destacar a Parada do Pai Natal, pelas 17h30, que vai encaminhar o Pai Natal para a Praça Doutor José Vieira de Carvalho. São cerca de 50 elementos, entre os quais malabaristas, majoretes, soldadinhos de chumbo, músicos e animadores em veículos de natal.

As animações são todas de acesso gratuito.

Horário de funcionamento:
2ª a 5ª feira das 17h00-22h00;
6ª feira das 17h00-23h00;
sábado, domingos e feriados das 15h00 às 23h00;
dia 24 e 31 de dezembro das 10h00 às 15h00;
25 de dezembro: encerrado

últimos artigos

STCP mostra os novos autocarros 100% elétricos à população

Com o objetivo de dar a conhecer à população as novas viaturas 100% elétricas...

STCP reforça Linha 700 (Bolhão-Campo)

A linha 700 da STCP, que faz o percurso entre o Bolhão (Porto) e...

Richie Campbell vai atuar na Queima das Fitas do Porto

A Queima das Fitas do Porto anuncia Richie Campbell na edição de 2024, que...

mais artigos

STCP mostra os novos autocarros 100% elétricos à população

Com o objetivo de dar a conhecer à população as novas viaturas 100% elétricas...

STCP reforça Linha 700 (Bolhão-Campo)

A linha 700 da STCP, que faz o percurso entre o Bolhão (Porto) e...