Está feita a renovação do Jardim Soares dos reis em Gaia. Ao longo de nove meses, foi feita “uma intervenção de requalificação paisagística”, “que tornou este espaço mais aprazível para a realização de atividades de lazer, sociais ou culturais, mas mantendo a identidade histórica, centenária e peculiar”, comunica a Câmara de Gaia no seu sitio oficial na internet.

A simbólica cerimónia aconteceu no passado domingo, tendo o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmado que “temos tentado combinar as prioridades de uma forma mais alargada. Esta semana abriu o renovado e ampliado Parque da Lavandeira, com mais 40 mil m2 de terreno, que convido a visitarem. Abriu também o parque de S. Paio, um grande parque numa primeira fase dedicado à fruição das pessoas. E, neste contexto, vários são os elementos a reabilitar. Começamos por este jardim, pelo que ele significa, pela importância que tem para as pessoas e para a cidade; continuaremos em Almeida Garrett, com uma obra que é mais do que a reabilitação de um jardim, porque amplia para o dobro o jardim que lá está, em Egas Moniz, no parque de S. Caetano, onde mais do que duplicaremos a área de lazer”.
Esta intervenção ao Jardim Soares dos Reis, teve transplante de diversos exemplares de vegetação arbórea e arbustiva, tendo sido instalados 32 novos exemplares de árvores e mais de 17 mil exemplares de várias espécies de vegetação arbustiva e herbácea. Foi também implementado um sistema de rega automática.
Esta obra teve um custo aproximado de 450 mil euros.

