
A pandemia trocou-nos as voltas. Em apenas seis meses a nossa vida alterou-se profundamente. Além das máscaras, do álcool gel, do distanciamento social ou do teletrabalho que passaram a marcar o nosso quotidiano desde março, a forma como se compra e se vende sofreu uma verdadeira revolução com o crescimento exponencial do volume e valor das vendas efetuadas através do comércio eletrónico.
Apesar de ter vindo a experienciar níveis crescentes de penetração na sociedade, nunca como em 2020, o vulgarmente conhecido e-commerce tinha registado uma subida tão acentuada. De acordo com a solução de conhecimento REDUNIQ Insights, comparando abril de 2020 com o período homólogo de 2019, as vendas online em lojas de retalho registaram um aumento de 241% na faturação e uma subida de 25% (passando de 90,24€ para 112,73€) no valor médio gasto por cada consumidor em cada compra efetuada.
Esta subida nas vendas à distância através do canal online no setor do retalho acabou por ser transversal à maioria dos setores. Se, no retalho o crescimento se situou, como vimos, nos 241%, as lojas online de desporto atingiram crescimentos de 1500%, as perfumarias e cosméticos chegaram aos 1400%, as lojas tecnológicas, que vendem informática, ecrãs, computadores, tiveram uma subida de 500% e as livrarias online registaram mais 300% do no mesmo período de 2019.
Este crescimento na procura online, levou os agentes económicos a aderirem em massa a soluções de pagamento que se acomodassem a este novo perfil de consumidor saído do confinamento obrigatório. Entre 13 de março e 25 de abril deste ano, foi registado um crescimento de 333% do número de adesões a soluções de pagamentos online por parte dos comerciantes face ao mesmo período do ano passado.
Pagamentos online: papel determinante no E-commerce
Com mais empresas a vender online, por necessidade e/ou obrigação decorrente do confinamento, e mais pessoas a verem-se obrigadas a fazerem as suas compras no comércio eletrónico, os meios de pagamento tiveram um papel determinante para que esta transição acontecesse de forma rápida, segura e efetiva.
Grande parte desta “pressão evolutiva” acabou assim por cair sobre os ombros de empresas especialistas no desenvolvimento de soluções de pagamentos online como a REDUNIQ, marca pertencente ao portefólio da Unicre que se manteve particularmente ativa durante este período tão critico e desafiante na vida de empresas e consumidores.
Tiago Oom, Head of Merchant Acquiring da Unicre explica que existiu um “salto brutal” após a declaração do Estado de Emergência a 18 de março e faz o retrato do mercado nessa altura: “Temos uma tendência crescente de comércio digital, era um fenómeno que já estava a acontecer e com esta crise houve dois disparos brutais. Era expectável, mas não estava, evidentemente, nem nos nossos planos nem nos planos de ninguém”.
Um desses “disparos” foi, como explicamos anteriormente, a explosiva subida do número de negócios e consumidores que migraram para o comércio eletrónico e o segundo a procura daí decorrente por meios de pagamento online.
“Houve uma solicitação brutal dos nossos comerciantes. Estamos a falar de um crescimento de e-commerce na ordem dos 330%”, sublinha o responsável ao mesmo tempo que sublinha o papel inspiracional que o setor da Hotelaria teve no desenvolvimento de soluções de pagamentos para o e-commerce: “com os hotéis fechados, usámos muito estas soluções verticais da hotelaria no e-commerce. A parte da reserva passa por uma coisa a que chamamos Payments e que consiste em fazer pagamentos através de links das reservas. É um setor em que apostamos muito e temos esta solução altamente sofisticada que guarda a informação do cartão e vai fazendo despesas e pedindo autorizações ao longo do tempo em que está a ser utilizado”.
Este “Payments” trata-se do REDUNIQ@Payments, uma solução de pagamentos para e-commerce que permite aos comerciantes aceitarem pagamentos com cartão à distância, de forma simples, prática e segura, mesmo que o agente económico esteja a vender online sem site como é o caso dos milhares que asseguram as suas vendas pelos marketplaces das redes sociais. Neste campo das redes sociais, a solução @Payments recebeu um upgrade com a adição de uma funcionalidade que permite aos negócios enviarem links de pagamento por WhatsApp ou SMS aumentando a rapidez e intuitividade da transação.
Em termos simples, o negócio adere ao serviço e tem acesso a um backoffice que lhe permite emitir links de pagamento para os seus clientes, que são, por sua vez, enviados por e-mail. O cliente recebe o e-mail, clica no link e entra numa página segura de pagamento. O negócio recebe a confirmação do pagamento e pode criar/fazer/expedir o seu produto ao cliente, com a confiança de ter já o pagamento realizado.
Porém, a resposta da REDUNIQ (marca da Unicre) à pandemia e aos novos exigências de empresas e consumidores não se fica por aí. A par do @Payments, a marca coloca ao dispor dos negócios a solução E-Commerce que permite a uma loja online aceitar pagamentos com cartões Visa e Mastercard de todo o mundo sem custos de adesão e ainda fazer a análise e gestão das vendas realizadas.
Por último, mas não menos importante, para além destas soluções de pagamento, a REDUNIQ, através da parceria com empresas especialistas no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, passou a tomar parte na construção de uma loja online auxiliando, deste modo, quem ainda não possui um espaço digital onde vender os seus produtos ou serviços.
O primeiro passo para um comerciante que queira ter uma loja online e procure os serviços de pagamentos da Unicre é um contacto telefónico ou por email. Depois desse contacto inicial, a Unicre retribui de imediato a chamada e procede a uma avaliação do negócio.
“Não vale a pena estar a fazer o desenvolvimento de uma loja de base. Comprar uma loja já pronta é muito mais rápido, muito mais prático e está completamente testado. Felizmente, temos integrações com a maior parte das lojas que já estão feitas ou pré-feitas. Somos uma solução com 80% de implementação no mercado e temos, transversalmente, todo o género de pagamento”, conclui o responsável.















