A nova Direção do Sindicato dos Enfermeiros (SE), presidida pelo Sindicalista Luís Silva, reforça a sua intransigência na defesa e valorização da Enfermagem em Portugal. “É tempo de cumprir as promessas feitas aos Enfermeiros. Exigimos respostas concretas, como a equiparação dos Enfermeiros CIT aos Enfermeiros em CTFP e a respetiva negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. Com a valorização da enfermagem o SNS torna-se sustentável”, afirma a nova Direção do SE.
Com um percurso marcado, desde cedo, no Sindicalismo e pela defesa intransigente da profissão, Luís Silva, Enfermeiro Especialista na Unidade Local de Saúde de São João; assume o compromisso de reforçar a valorização da Carreira de Enfermagem, numa agenda que privilegia o reconhecimento efetivo de todos os Enfermeiros Especializados, do subsídio de risco, penosidade e desgaste rápido da profissão e a prescrição por Enfermeiros.
Entre as prioridades da nova Direção destaca-se a atuação no âmbito da plataforma sindical Compromisso pela Enfermagem, e do memorando assinado no dia 10/07/2025; instrumentos determinantes para assegurar conquistas fundamentais para a Enfermagem e a sustentabilidade do SNS.
O Sindicato dos Enfermeiros sublinha, ainda, a necessidade urgente de retomar as negociações para a valorização da antiguidade na Enfermagem, um atraso incompreensível que compromete o direito de os enfermeiros atingirem o topo da categoria no momento da aposentação.
