Na sequência da aquisição do Cine-Teatro Vale Formoso por parte da UAU, a produtora organizou no passado sábado um Dia Aberto à Comunidade para que os portuenses pudessem visitar o espaço antes do arranque das obras de reabilitação.
Ao longo do dia, mais de 2800 pessoas visitaram o espaço, entre as quais várias personalidades dos setores cultural e político.
O edifício, classificado como conjunto de interesse municipal, faz parte da memória coletiva da cidade e reabre agora as portas, três décadas depois, para que a comunidade local e visitantes possam (re)descobrir um dos mais emblemáticos teatros do Porto. Neste Dia Aberto à Comunidade, foram também apresentados os projetos de reabilitação em discussão, a cargo do consórcio de arquitetos Metrourbe e Arsuna.

“Recebemos muitos contactos, desde académicos a locais, a pedir para visitarem o espaço. Como o Cine-Teatro Vale Formoso esteve fechado durante muitos anos, as pessoas só conhecem a fachada, mas há muita curiosidade para conhecer o interior deste teatro, que é um marco arquitetónico e cultural do século XX”, destaca Paulo Dias, Diretor-Geral da UAU.
O Cine-Teatro Vale Formoso é considerado um exemplo arquitetónico de época, tendo sido inaugurado a 30 de dezembro de 1948, durante o período do Estado Novo. Projetado como uma casa de espetáculos cinematográficos e teatrais pelo Arquiteto Francisco Granja, este espaço destacou-se como uma das principais salas de cinema da Cidade do Porto até ao início dos anos 90, data em que encerrou as portas às atividades culturais.
No início deste mês, a UAU comunicou a aquisição formal do Cine-Teatro Vale Formoso, num investimento que entre a aquisição e obras de reabilitação, supera os sete milhões de euros. A reabertura da sala de espetáculos está prevista para o início de 2027, já com uma agenda programática que enaltecerá a cultura e as artes performativas.

