InícioSociedadeM.Ou.Co. investe oito milhões em novo espaço cultural e hoteleiro na cidade...

M.Ou.Co. investe oito milhões em novo espaço cultural e hoteleiro na cidade do Porto

Published on

M.Ou.Co. É este o nome do novo espaço cultural e hoteleiro que está prestes a inaugurar na cidade do Porto. O projeto – cuja vertente hoteleira é a primeira do país com um conceito multidisciplinar e assumidamente dirigido para a componente musical – resulta de um investimento de oito milhões de euros (que contou com financiamento no âmbito do Programa Norte 2020) e abre, já no próximo mês de agosto, em regime de soft opening. A inauguração oficial será em setembro.

Com uma área total de 5.000 metros quadrados, o M.Ou.Co. integra um total de 62 quartos, um restaurante, uma sala de espetáculos e uma musicoteca, local onde os visitantes terão a oportunidade de descobrir a coleção de discos de vinil e livros dedicados ao universo musical. O projeto conta, ainda, com três salas de ensaios, um espaço inovador dedicado à saúde do músico e, também, áreas exteriores de jardim, piscina, bar e esplanada. 

M.Ou.Co. Quarto

O novo espaço, que se localiza na zona do Bonfim, destaca-se pela escolha de materiais voltados para a estética industrial como o betão, a madeira, o aço corten, aço distendido, brick e microcimento. “Stay. Listen. Play.” é a assinatura do projeto que se assume como um local para ficar, relaxar, ouvir, tocar e experimentar, não fosse este um conceito que junta o Turismo, a Cultura e a Comunidade, tendo a Música como fio condutor e elemento agregador.



Aposta na vertente cultural: Da saúde ao lazer

Com o objetivo de aproximar culturas e interesses, e, sobretudo, partilhar experiências, o M.Ou.Co., enquanto lugar multicultural, apresenta-se com uma programação própria, desenhada de forma trimestral, maioritariamente dedicada à área da música. A equipa de gestão cultural interna está encarregue de assegurar a diversidade da oferta cultural, dando resposta a todo o tipo de gostos, desde rock, pop e jazz, passando pela música eletrónica e experimental, até à música tradicional e as músicas do mundo. Refira-se, ainda, que, além de um conjunto de concertos, o M.Ou.Co. disponibilizará, também diversos workshopsmasterclasses e talks.

Apesar de todo o projeto “respirar” cultura, o destaque desta vertente centra-se na Sala M.Ou.Co., um espaço multifacetado, com palco flexível, com luz natural e acesso direto para o exterior. Com 240 metros quadrados e com capacidade para 300 pessoas (em pé) ou 180 pessoas (sentadas), a sala foi projetada por José Prata e Paulo Machado, arquitetos responsáveis pela mecânica de cena e pelo projeto de sala. O projeto de acústica esteve a cargo de Rui Ribeiro, engenheiro acústico especializado nas áreas de projeto acústico e controlo de ruído e vibração.

M.Ou.Co Restaurante

Restauração: Um ponto aberto para a comunidade

No restaurante M.Ou.Co. será possível encontrar uma combinação perfeita entre a “comida de conforto” – inspirada na tradicional gastronomia portuguesa –, mas sempre com um toque de inovação e criatividade. O ambiente minimalista e acolhedor pretende desafiar o cliente a viajar através de uma sinfonia de sabores e sensações em perfeita harmonização com uma criteriosa seleção de vinhos nacionais e internacionais. O espaço de restauração contará com um menu executivo ao almoço, com jantar à carta e, ainda, com uma carta de snacks com opções clássicas e propostas originais e irreverentes, destacando-se, aqui, as propostas vegans e vegetarianas.       

Pensado para um público com uma faixa etária alargada, o M.Ou.Co. é o espaço para os apreciadores de música, para os criativos, para profissionais de todas as áreas, desde as mais criativas às mais tradicionais. É, também o local ideal para as famílias que querem hospedar-se aqui. Sem rótulos ou definições, o M.Ou.Co. é um local para ser vivido ao ritmo de cada um. O projeto de arquitetura tem assinatura da Arquitectos Aliados e da arquiteta Susana Leite, estando a construção a cargo da CASAIS, Engenharia e Construção, SA.

últimos artigos

Queda de árvore interrompe circulação do metro em Vila Nova de Gaia

Eram 16:25 quando a circulação do metro entre as estações da Câmara de...

Em 2023, o Parque Biológico de Gaia aumentou números de visitantes

No ano em que o Parque Biológico de Gaia assinalou quatro décadas de vida,...

Blind Zero celebram 30 anos e apresentam novo disco na Casa da Música

O 30.º aniversário dos Blind Zero vai ser celebrado dia 30 de maio na...

APDL lança boia U Safe para salvamento marítimo e combate à poluição

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., (APDL) lançou ontem, dia...

mais artigos

Queda de árvore interrompe circulação do metro em Vila Nova de Gaia

Eram 16:25 quando a circulação do metro entre as estações da Câmara de...

Em 2023, o Parque Biológico de Gaia aumentou números de visitantes

No ano em que o Parque Biológico de Gaia assinalou quatro décadas de vida,...

Blind Zero celebram 30 anos e apresentam novo disco na Casa da Música

O 30.º aniversário dos Blind Zero vai ser celebrado dia 30 de maio na...