reprodução facebook Movimento pela Senhora da Hora
- publicidade -

Na noite desta quinta-feira foi aprovada a “proposta de criação de freguesias da Senhora da Hora e de São Mamede de Infesta por desagregação das freguesias existentes”, informa o Movimento pela Senhora da Hora nas redes sociais.

Esta desagregação foi aprovada “por maioria absoluta com os votos a favor do PSD, do BE, da CDU, da IL, e do Movimento Independente AP Sim e a abstenção do Partido Socialista”, indicou ainda o mesmo Movimento, afirmando que se atingiu “a maioria absoluta necessária para aprovação da proposta”.

Está assim dado o primeiro passo do processo político de criação destas freguesias de Matosinhos. O Movimento sublinha ainda que esta “proposta subscrita pelo PSD, pelo BE, pela IL e pelo Movimento Independente AP Sim está assente nos Movimentos Cívicos Apartidários criados por grupos de cidadãos da Senhora da Hora e de São Mamede de Infesta”.

Lembram ainda que o Partido Socialista “havia votado favoravelmente a desagregação das freguesias desde 2018 quando estes movimentos apresentaram requerimentos em Assembleia de Freguesia, em Assembleia Municipal e na própria Assembleia da República”.

Os movimentos que defendem esta solução tinham já referido, isto em 2019 ao jornal Público, que rejeitavam viver numa “mega freguesia” cujo presidente “tem tanto poder que parece a rainha de Inglaterra”. As freguesias SEnhora da Hora e São Mamede juntas têm mais de 51 mil habitantes.

- publicidade -