
Já é possível ir a banhos na Praia de Gondarém, visto que todas as restrições temporariamente impostas foram levantadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A APA tinha desaconselhada a ida a banhos desde a tarde da passada quarta-feira, depois de analisada a qualidade da água daquela praia. As analises tinham revelado “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos”.
Esta sexta-feira a Câmara do Porto emitira um comunicado informando que “a situação que levou à interdição pontual da prática balnear na Praia de Gondarém, no Porto, encontra-se totalmente normalizada“. A razão para o levantamento da interdição teve que ver com mais uma avaliação. “A última avaliação à qualidade da água nesta praia revelou, para todos os parâmetros microbiológicos, a excelência da qualidade da água balnear, situação que levou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a levantar, de imediato, todas as restrições temporariamente impostas“, indicou a autarquia.
No fundo, a Águas e Energia do Porto indica que “foram analisados todos os pontos críticos das redes de drenagem na área envolvente à praia de Gondarém, não tendo sido detetada qualquer desconformidade que justifique a degradação da qualidade da água. Neste sentido, entende ter estado em causa um episódio pontual de poluição com origem externa à área de atuação da empresa”, informou a Câmara do Porto no mesmo comunicado.















