Como se alimentam os Pinguins-do-cabo? Como podemos proteger os oceanos? Que pequenas escolhas fazem a diferença na preservação da biodiversidade? Para responder a estas e muitas outras perguntas de forma divertida e educativa, o Jardim Zoológico vai celebrar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) com uma programação dedicada à educação ambiental.
Sob o mote “Proteger o Planeta começa com pequenas escolhas” , o Zoo convida os visitantes de todas as idades a embarcar numa expedição pela natureza, com jogos, oficinas, estações interativas e momentos únicos com os Educadores, reforçando a importância da conservação da biodiversidade terrestre e marinha.
Nos dias 5 e 7 de junho , entre as 10h30 e as 18h30 , os visitantes poderão participar num peddy paper com várias paragens temáticas. No Vale dos Tigres, a estação “Aventura na Floresta” propõe uma reflexão sobre o consumo consciente, através de uma exposição de embalagens com certificações ambientais. A ideia é mostrar às mais novidades que são um guardião da biodiversidade começa nas escolhas do dia a dia.
Junto aos elefantes, a parada “Expedição pela Savana” desafia os presentes a testar sua memória ecológica com um jogo interativo com materiais zoológicos e, na instalação dos pinguins, a “Viagem pelos Oceanos” lança um jogo de preservação marinha, onde se pode encontrar mensagens sobre os oceanos.
Ainda neste percurso, a atividade “Vida na Colmeia” contará com a presença de um apicultor, que partilhará curiosidades sobre o papel fundamental das abelhas nos ecossistemas.
No domingo, 8 de junho , Dia Mundial dos Oceanos, o Jardim Zoológico preparou dois momentos especiais. Nas apresentações da Baía dos Golfinhos, às 11h00 e às 14h30 , os visitantes habilitam-se a receber um Kit Padrinho para apadrinhar um animal marinho, como um golfinho ou pinguim.
Mais tarde, às 15h00 , juntamente com a instalação dos pinguins, terá lugar uma sessão de alimentação, conduzida por um Educador que partilhará curiosidades sobre esta espécie e os desafios que enfrentam no seu habitat natural. Este momento, que não faz parte da programação habitual do Zoológico, será uma oportunidade única e pedagógica para observar esta espécie de perto e compreender melhor a importância de sua conservação.
Com estas atividades, o Jardim Zoológico reforça a sua missão de educar, sensibilizar e inspirar para a preservação da biodiversidade, num mês dedicado ao bem mais precioso: o Planeta.

